Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE UMA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO FLEXÍVEIS

Autor(es):
SOUZA, SAMUEL SILVA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Neste trabalho um método heurístico é proposto para o Problema de Roteamento de Veículos
com Janelas de Tempo Flexíveis. Esse problema permite atraso no atendimento dos clientes
incorrendo uma penalidade nos objetivos. A heurística descrita é baseada em duas fases: uma fase
para geração de soluções iniciais seguida por uma busca local para melhoramento das soluções
geradas. Testes são realizados nas instâncias de 100 clientes de Solomon para o Problema de
Roteamento de Veículos com Janelas de Tempo Rígidas usando altos valores de penalidade e a
qualidade das soluções encontradas é comparada com os melhores resultados encontrados até
momento. Nos resultados encontrados pela abordagem proposta foram verificadas melhorias nas
soluções para algumas instâncias. Para testar a performance dos algoritmos em uma aproximação
mais realística um novo conjunto de instâncias é avaliado. Adicionalmente, um modelo de
Programação Linear Inteira Mista que modela todas as restrições e a função objetivo do problema
é apresentado.
Palavras-chave: Roteamento de Veículos. Janelas de Tempo. Heurística. Busca Local

Abstract:
In this work a heuristic method is proposed for the vehicle routing problem with soft time
windows. This problem allows a delay in customer service incurring a penalty in the objective.
The heuristic described is based on two phases: a phase for generating initial solutions followed
by a local search to improve the solutions generated. Tests are performed on the 100-customers
Solomon instances for the vehicle routing problem with hard time windows assuming high
penalty values and the quality of the solutions is compared to the best known results found so
far. The results found by the proposed approach shows improvements in the solutions for some
instances. To test the performance of the algorithms in a more realistic approach a new set of
instances is evaluated. In addition, a Mixed Integer Linear Programming models that includes all
constraints and the objective function of the problem is presented.
Keywords: Vehicle Routing. Time Windows. Heuristic. Local Search

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUZA, SAMUEL SILVA DE. PROPOSTA E AVALIAÇÃO DE UMA HEURÍSTICA PARA O PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS COM JANELAS DE TEMPO FLEXÍVEIS. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 25 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1