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Repositório Institucional - UECE
Título:
TURISMO DE NEGÓCIOS: VIABILIDADES E EXTERNALIDADES ECONÔMICAS DO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ (CEC) / BRASIL

Autor(es):
RODRIGUES, REJANE DAMASCENO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Fortaleza, consolidado núcleo receptor do turismo de sol e praia, tem o turismo de negócio impulsionador do desenvolvimento socioeconômico do estado, com apoio do megaempreendimento, Centro de Eventos do Ceará - objeto de estudo da dissertação. Turismo de Negócios: Viabilidades e Externalidades do Centro de Eventos do Ceará/Brasil’ é dissertação vinculada ao mestrado Profissional de Turismo da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo geral é análise da viabilidade econômica do Centro de Eventos do Ceará suas externalidades. Serão objetivos específicos: identificar a estrutura física das áreas locadas para eventos, conhecer o desempenho das despesas e receitas do CEC; contextualizar o segmento do turismo de negócios no empreendimento, verificar a captação de feiras e eventos e o fluxo das atividades; identificar o desempenho do Convention Bureau no CEC, identificar as externalidades socioeconômicas do equipamento e expectativas das atividades do turismo de negócio. Adota-se o método fenomenológico que transforma o objeto em fenômeno passível de estudo e explicação pelas percepções e análises. Para análise da viabilidade, quanto ao investimento efetuado do Estado, trabalham-se os indicadores de retorno: Valor Presente Líquido, Valor Presente Líquido Anualizado, Índice Benefício/Custo, Retorno Adicional Sobre Investimento e de risco: Taxa Interna de Retorno, Período de Recuperação do Investimento o Payback. Realiza-se pesquisa institucional e de campo com dados da Secretaria da Fazenda do Ceará e Secretaria de Turismo do Ceará. Com base nos dados de pesquisa de realidade do Centro de Eventos, energia elétrica gasta no empreendimento, considerando a não disponibilidade de demais gastos, simulam-se cenários de projeção de receitas e despesas a fim de possibilitar análise da viabilidade econômica do CEC e do desenvolvimento de negócios de viabilidade econômica. Conclusão: pela simulação dos cenários, Centro de Eventos não é um empreendimento inviável economicamente, ou seja, as receitas não cobrem as despesas, e o reembolso dos investimentos será longo prazo. O empreendimento não obteve retorno suficiente para ser rentável, considerando que, nos períodos analisados, a despesa é superior a receita, não sendo autossustentável economicamente. No entanto, externalidades, no campo social, econômico e ambiental compensam investimento: desde imagem de equipamento arrojado que cria empregos, e oferece oportunidade para grandes
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eventos como acontece desde a inauguração. A ampliação de negócios em feiras, com oportunidades de novos negócios, aumento da renda gerada pelo turismo, impacto sobre o PIB, implantação e ampliação de equipamentos hoteleiros e aumento da arrecadação tributária. O Estado precisa criar estratégias que coloquem o Centro de Eventos do Ceará em patamar competitivo com centros nacional e internacional. Sugere-se que a tabela de preço para locação do empreendimento seja reajustada para melhorar a performance do equipamento.
Palavras-chave: Turismo. Turismo de Negócios. Eventos. Competitividade. Viabilidade Econômica. Externalidades.

Abstract:
Fortaleza is a consolidated receiver core of the sun and beach tourism and has the business tourism as a promoter of the socioeconomic development of the state, with support of the mega project Centro de Events do Ceará (Events Center of Ceará) - object of study of the dissertation. Business Tourism: Viabilities and externalities of Events Center of Ceará / Brazil is a dissertation linked to the Professional Master of Tourism of the State University of Ceará. Its general objective is to analyze the economic viability of the Center of Events of Ceará and externalities that involve the enterprise. And specific objective: to identify the physical structure of the areas leased for events, to know the performance of the expenses and revenues of the CEC; contextualize the segment of business tourism in the enterprise, check how the capture of fairs and events in the ECC and the flow of activities; identify the performance of the Convention Bureau in the CEC, identify the socioeconomic externalities of the equipment and the expectations of the business tourism activities of the Center. It adopts the phenomenological method that transforms the object into a phenomenon that can be studied and explained from perceptions and analyzes. In order to analyze the feasibility of the investment made by the State, the following indicators are used: Net Present Value, Annual Net Present Value, Benefit / Cost Index, Additional Return on Investment and Risk: Internal Rate of Return, Recovery of Investment or Payback. Institutional and field research is carried out with data from the Ceará Finance Secretariat and the Ceará Tourism Secretariat. Based on the research data of one of the realities of the Event Center, electric energy spent on the project, considering the non availability of other expenditures, scenarios were simulated to forecast revenues and expenses in order to enable the analysis of the economic viability of the CEC and Of the CEC's economic viability business development. The following conclusion has been reached: by simulating the scenarios, Event Center is an economically unfeasible undertaking, that is, revenues do not cover expenses, and the reimbursement of investments will be for the long term. The enterprise did not obtain enough return to be considered profitable, considering that in the analyzed periods the expense is higher than the revenue, and is not economically self-sustaining. However, externalities in the social, economic and environmental fields outweigh the investment: from the image of bold equipment that creates jobs, and offers opportunity for big events as it has since the
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inauguration. The expansion of businesses in several fairs with new business opportunities, increased income generated by tourism, impact on GDP, implementation and expansion of hotel equipment and increased tax collection. The State must create strategies that place Events Center of Ceará on a competitive level with other national and international centers. It is suggested that the rental price table of the development be readjusted to improve the performance of the equipment.
Keywords: Tourism. Business tourism. Events. Competitiveness. Economic Viability. Externalities.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, REJANE DAMASCENO. TURISMO DE NEGÓCIOS: VIABILIDADES E EXTERNALIDADES ECONÔMICAS DO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ (CEC) / BRASIL. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024

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