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Repositório Institucional - UECE
Título:
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MANUAL FORMATIVO PARA APLICAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE

Autor(es):
RIBEIRO, CLÁUDIA PATRÍCIA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O período da adolescência é compreendido pela faixa etária entre 10 e 19 anos, e juventude entre 15 e 25 anos. É importante destacarmos que a população brasileira corresponde a 190.732.694 habitantes, cerca de 30% dessa população representa adolescentes e jovens. O estado do Ceará possui uma população de 8.452.381 habitantes onde 20% são de adolescentes. Nesse sentido, o cuidado com a saúde do adolescente deve ocorrer de forma holística, intersetorial e participativa. Logo, faz - se necessárias políticas de saúde e programas direcionados à qualidade de vida do adolescente e a prevenção de doenças e agravos nesse período. Esta pesquisa é relevante em virtude da escassez dos recursos didático-pedagógicos brasileiros para promover a saúde do público-alvo, o adolescente. A caderneta do adolescente é para ser utilizada como um recurso didático – pedagógico. Entretanto, não existem estudos que abordem estratégias pedagógicas para a utilização da caderneta de saúde do adolescente. Teve como objetivo geral elaborar uma tecnologia educativa (no texto vc colocou manual formativo) com instruções pedagógicas para o uso da Caderneta de Saúde do Adolescente. Objetivos específicos: Identificar a utilização da Caderneta de Saúde do Adolescente por enfermeiros e professores; Construir um manual formativo, com instruções didático-pedagógicas para aplicação da caderneta de saúde do adolescente; Validar a adequação do conteúdo e da aparência da cartilha educativa com juízes. Foi desenvolvido um estudo de validação de uma tecnologia de ensino em que se utilizou como metodologia de pesquisa: o estudo metodológico. O processo de construção e validação do manual formativo foi realizado em cinco momentos: Fase 1: Diagnóstico Situacional; Fase 2: Revisão de literatura; Fase 3: Elaboração das ilustrações, layout, design e textos; Fase 4: Validação do conteúdo por juízes; Fase 5:Teste Piloto. Neste sentido a pesquisa teve como sujeitos: seis professores e seis enfermeiros que responderam a um questionário semiestruturado assim fomentando o processo de elaboração da tecnologia e 11 juízes que validaram a tecnologia educativa. Quanto à análise das falas dos professores e enfermeiros utilizou-se os critérios de Minayo. Para a validação dos juízes utilizou-se a escala de Likert. O teste piloto foi realizado em uma escola municipal, com adolescentes de 13 e 14 anos, matriculados no oitavo ano. Neste contexto, os itens de clareza da linguagem, pertinência prática e relevância teórica atingiram os critérios do estudo metodológico. O Índice de Validade do Conteúdo (IVC) apresentou uma variação de 0,8 a 1,0 tendo como IVC global 0,91 revelando-se satisfatório, tornando o manual validado. Acredita-se que o manual formativo contribuirá para o crescimento profissional do enfermeiro e educadores viabilizando assim a assistência a saúde do adolescente. Neste sentido, o papel da enfermagem é galgar a promoção a saúde do adolescente bem como a aplicação dos programas de saúde para esse público.
Palavras – chave: Estudo de validação. Saúde do Adolescente. Caderneta de Saúde. Educação e Saúde.

Abstract:
The period of adolescence is understood by the age group between 10 and 19, and youth between 15 and 25 years. It is important to stand out that Brazil's population corresponds to 190,732,694 inhabitants, about 30% of this population is adolescents and youth. The state of Ceará has a population of 8,452,381 inhabitants where 20% are teenagers. In this sense, the care of adolescent health should occur in a holistic, inter-sectoral and participatory manner. So it makes - Health policies are necessary and programs aimed at quality of adolescent life and the prevention of diseases and disorders that period. This research is relevant due to the scarcity of Brazilian didactic and pedagogical resources to promote the health of the target audience, the teenager. Teenager book is to be used as a teaching tool - teaching. However, there are no studies that address pedagogical strategies for the use of adolescent health booklet. We aimed to construct and validate a training manual for educational instructions for the use of Adolescent Health Record. Specific objectives: Identify the use of Adolescent Health Handbook for nurses and teachers; Build a training manual with didactic and pedagogical instructions for implementation of adolescent health carderneta; Validate the adequacy of the content and appearance of the educational booklet with judges. The methodological study: A validation study of an educational technology that was used as a research methodology was developed. The process of construction and validation of the training manual was carried out in five phases: Phase 1: Situational Diagnosis; Phase 2: Literature review; Phase 3: Development of illustrations, layout, design and texts; Phase 4: Validation of content for expertise; Phase 5: Pilot Test. In this sense the research had as subjects, six teachers and six nurses who answered a semi-structured questionnaire in order to foster technology development process and 11 judges who validated the educational technology. The analysis of the speeches of teachers and nurses used the criteria of Minayo. To validate the judges used the Likert scale. The pilot test was conducted in a public school for a class of eighth grade aged between 13 and 14 years. In this context, the clarity of language items, relevant practical and theoretical relevance met the criteria of methodological study. The Content Validity Index (CVI), there was a variation of 0.8 to 1, having like overall CVI 0.91 revealing satisfactory making the validated manual. It is believed that the training manual will contribute to the professional growth of nurses and educators thus enabling assistance to adolescent health. In this sense, the role of nursing is climb promote adolescent health and the implementation of health programs for this audience.
Key - words: validation study. Adolescent Health. Health Handbook. Education and Health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RIBEIRO, CLÁUDIA PATRÍCIA DA SILVA. CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MANUAL FORMATIVO PARA APLICAÇÃO DA CADERNETA DE SAÚDE DO ADOLESCENTE. 2016. 162 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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