Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A transposição pedagógica como processo de melhoria e interatividade nos cursos da Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) da Universidade Corporativa do BNB

Autor(es):
Oliveira, Rafael Pinheiro de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
O objetivo geral da presente dissertação é apresentar, a partir do levantamento de informações realizadas junto à Universidade Corporativa (UC) do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA), o processo de transposição pedagógica dos cursos desta UC para a nova plataforma SCORM e demonstrar as melhorias geradas na forma da CVA de oferecer cursos em ead. A dissertação foi elaborada com base numa pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo, amparada num estudo de diversos autores sobre a ead. Os resultados revelaram que a transposição pedagógica trouxe uma nova forma de atuação e parâmetros para uma prática educacional fundamentada em um modelo estratégico de gestão por competências, tornando-se uma ferramenta crucial para o êxito da Universidade Corporativa da organização, visando aumentar e consolidar a excelência de atuação do Banco do Nordeste, de forma ágil, contínua, efetiva e proativa, proporcionando condições aos empregados de desenvolverem ou reforçarem as competências e habilidades desejadas segundo os princípios, valores e estratégias organizacionais. A nova plataforma tornou-se ainda mais importante para o treinamento no ambiente corporativo do BNB, superando o modelo de treinamento tradicional (tático, de única ocorrência, dependente de instrutores presentes em um espaço físico), pois após a transposição pedagógica de vários cursos da Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA), vários cursos tiveram seu conteúdo de transformados de uma linguagem tradicional para uma linguagem mais pedagógica, mais simples e de fácil aceitação, além da padronização de telas animadas, com inclusão de personagens que interagem com o aluno baseado nos estudos da computação afetiva, apresentando uma nova forma de aprendizado além do tradicional com conteúdos quepodem ser acessados através de “smartphones” ou “tablets” por meio da rápida leitura de QR Codes.
Palavras-chave: Banco do Nordeste do Brasil. Computação Afetiva. Educação a Distância. Transposição Pedagógica. Universidade Corporativa.

Abstract:
The general objective of this dissertation is to present the Virtual Learning Community (CVA), the process of pedagogical transposition of the courses, from the information obtained at the Corporate University (UC) of Banco do Nordeste do Brasil (BNB) UC for new SCORM platform and to demonstrate the improvements generated in the form of the CVA to offer EAD courses. The dissertation was elaborated based on a descriptive research of quantitative and qualitative character, supported by a bibliographical review on the subject. The results revealed that the pedagogical transposition conceived a new form of performance and parameters for an educational practice based on a strategic model of competence management, becoming a crucial tool for the success of the organization's Corporate University, aiming to increase and consolidate excellence Of Banco do Nordeste, in an agile, continuous, effective and proactive manner, providing conditions for employees to develop or reinforce the desired skills and abilities according to organizational principles, values and strategies. The new platform became even more important for training in BNB's corporate environment, surpassing the traditional training model (tactical, single occurrence, dependent on instructors present in a physical space), since after the pedagogical transposition of several courses of the Virtual Learning Community (CVA), several courses can be accessed through smartphones or tablets by quickly reading QR Codes. Keywords: Affective Computing. Banco do Nordeste do Brasil. Corporate University. Distance education. Pedagogical Transposition.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Rafael Pinheiro de. A transposição pedagógica como processo de melhoria e interatividade nos cursos da Comunidade Virtual de Aprendizagem (CVA) da Universidade Corporativa do BNB. 2017. 77 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1