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Repositório Institucional - UECE
Título:
DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Autor(es):
PEIXÔTO, VIRGINIA MARIA MOURA REMÍGIO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A gestação na adolescência é considerada uma questão social e assunto de saúde pública em diversos países do mundo, devido sua elevada prevalência, riscos de morbimortalidade, com possibilidades de desestruturação da vida dos adolescentes e repercussões para família e sociedade. Modificar essa realidade é essencial e premente. O estudo objetivou desenvolver e validar um jogo educativo voltado à prevenção da gravidez na adolescência. A pesquisa é do tipo de desenvolvimento ou tecnológica. O estudo realizou-se no município de Limoeiro do Norte-CE e desenvolvido em dois momentos. O primeiro compreendeu a elaboração do jogo, propriamente dita. E o segundo, de caráter descritivo, consistiu em verificar evidências de validade do jogo educativo. A validação da tecnologia educativa constou das fases: a) consulta a estudiosos e especialistas da área; b) consulta a adolescentes por meio de grupos focais c) consulta a adolescentes por intermédio de aplicação de questionário e d) aplicação do Índice de Legibilidade de Fischer (ILF). Participaram da primeira fase nove juízes especialistas, dentre pesquisadores e profissionais das áreas da saúde e educação. Da segunda fase 21 adolescentes, com idade de 12 a 15 anos e da terceira 27 adolescentes na mesma faixa etária. Os juízes preencheram um Questionário de Avaliação da Adequabilidade de Material para Pesquisadores e Profissionais (QAA-P), com itens distribuídos em escala Likert. Os adolescentes da segunda etapa participaram de Grupo Focal e os adolescentes da terceira fase preencheram um Questionário de Avaliação de Adequabilidade para Adolescentes (QAA-A). Os resultados quantitativos do QAA-P obtiveram um Índice de Validade de Conteúdo Global (IVC Geral) de 0.84, acima do mínimo recomendado pela literatura (0.78). Dos 18 itens avaliados 11 ficaram acima desse valor, quatro tiveram o valor limite e três abaixo do recomendado, sendo os últimos aprimorados. As falas dos adolescentes sobre a tecnologia educativa revelaram, bom nível de aceitabilidade e adequabilidade do material educativo, ao mesmo tempo em que contribuíram para o aprimoramento da tecnologia. Os dados quantitativos da terceira etapa apresentaram um IVC Geral de 0.92. A análise qualitativa dos adolescentes, nas duas fases, apresentou avaliação positiva do jogo que o consideraram interativo, lúdico e educativo. Ao final foi aplicado o
Índice de Legibilidade de Flesch - ILF, que avaliou o grau de legibilidade da tecnologia, com resultado de 75%, ou seja, com valor limítrofe de leitura “fácil” a “muito fácil”. Conclui-se, portanto, que os dados quantitativos e qualitativos apontaram para a validade da tecnologia educativa e que esta pode contribuir nos processos de educação em saúde, com foco na prevenção da gravidez na adolescência.
Palavras-chave: Adolescência. Gravidez na adolescência. Tecnologia educacional. Promoção da saúde sexual e reprodutiva.

Abstract:
Teenage pregnancy is considered a social and public health issue in several countries due to its high prevalence, morbidity and mortality risks, with possibilities of teen life disruption and impact on family and society. Modifying that reality is essential and urgent. This study aimed to develop and evaluate an educational game aimed at preventing teenage pregnancy. The research is the type of development or technology. It took place in Limoeiro do Norte – CE and was developed in two stages. The first involved the development of the game itself. And the second, of descriptive character, was to verify evidence of the validity of educational game. Validation of educational technology consisted of the following phases: a) consultation with scholars and experts on the studied area; b) it refers to teenagers through focus groups c) it refers to teenagers through a questionnaire and d) the application of the Fischer Readability Score (ILF). Nine expert judges had participated in the first phase: among them there were researchers and health and education professionals. The second phase involved 21 teenagers aged 12-15 years old and the third phase involved 27 teenagers in the same age group. The judges filled out a Suitability Assessment Questionnaire material for Researchers and Professionals (QAA-P), with items distributed in the Likert scale. Teenagers of the second stage participated in focus groups and teenagers of the third phase completed a Suitability Assessment Questionnaire for Adolescents (QAA-A). The quantitative results of the QAA-P obtained a Global Content Validity Index (CVI General) of 0.84, above the minimum recommended in the literature (0.78). Of the 18 items evaluated 11 were above this amount, 4 had the threshold value and 3 lower than recommended, the latter being enhanced. The responses of adolescents about the technology revealed good level of acceptability and appropriateness of the educational material, while contributing to the improvement of technology. Quantitative data of the third stage had an IVC General of 0.92. Qualitative analysis of adolescents in both phases, presented a positive assessment of the game they deemed interactive, fun and educational. At the end, we applied the ILF, which assessed the degree of legibility of technology with a result of, 75% ie, threshold value of reading "easy" to "very easy." The conclusion, therefore, that the quantitative and qualitative data pointed to the validity of
educational technology and that this may contribute to health education processes, focusing on prevention of teen pregnancy.
Keywords: Adolescence. Teenage pregnancy. Educational technologies. Promotion of Sexual and Reproductive Health.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PEIXÔTO, VIRGINIA MARIA MOURA REMÍGIO. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. 2016. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

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