Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO EM SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR: O ESTADO DA QUESTÃO

Autor(es):
SILVA, ARNISLANE NOGUEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Considerando a necessidade de aprofundamento sobre as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na área da saúde e analisando os conceitos de competência, habilidade e articulação ensino-serviço no cenário de práticas, esta pesquisa tem como objetivo: realizar o estado da questão sobre as metodologias ativas no ensino em saúde no ambiente hospitalar a luz da produção científica brasileira e internacional. Trata-se de um estudo documental, indireto, com abordagem qualitativa, elegendo como método de investigação o estado da questão. A busca foi realizada nas bases eletrônicas de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), Base de Dados da Enfermagem (BDENF), Bibliografia Brasileira de Odontologia (BBO) e Portal de Periódico da CAPES a partir da Biblioteca Virtual em Saúde. De acordo com os critérios de inclusão, foram selecionados 14 artigos nas bases de dados BDENF e CAPES com Qualis A-2 (57,15%), B-1 (28,57%) e B-2 (14,28%). Os resultados apontam que os artigos foram publicados entre 2007 e 2013, havendo maior concentração de estudos nos anos de 2010 (21,42%), 2011 (28,57%) e 2013 (28,57%); as produções se concentram nas regiões sudeste (71,42%) e sul (7,15%) do Brasil e apresentam abordagem qualitativa (100%); em geral, apresentando definições de metodologias ativas, sendo que as mais apontadas foram a Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. A fundamentação teórica dos autores se baseou na pedagogia libertadora proposta por Paulo Freire. Conclui-se, que a utilização das metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem favorece ao desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes e profissionais de saúde, através de uma aprendizagem significativa, permeada pela articulação ensino-serviço, compreendendo-se a necessidade de mudança na formação dessas categorias profissionais para responder às demandas sociais e propiciando a humanização e equidade no cuidado, na atenção terciária em saúde.
Palavras chave: Metodologias ativas em ensino em saúde. Metodologias ativas em hospital.

Abstract:
Considering the necessity of deepening on active methodologies in the teaching- learning process in health and analyzing the concepts of competence, skill and teaching-service practices in the scenario, this research aims to make the state of the question on active methodologies in health education in the hospital environment in the light of international and Brazilian scientific production. It is a documentary, indirect study with a qualitative approach, research method chosen as the state of the question. The search was conducted in the electronic databases of Latin American Literature data and Caribbean Health Sciences ( LILACS ), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online ( MEDLINE ) and Scientific Electronic Library Online ( SciELO ), Database of Nursing ( BDENF ), Brazilian Bibliography of Dentistry ( BBO ) and CAPES Journal Portal from the Virtual Library on Health According to the inclusion criteria, 14 articles were selected on the basis of BDENF data Qualis CAPES and A- 2 ( 57.15% ) B-1 (28.57 %) and B-2 (14.28 %). The results show that the articles were published between 2007 and 2013, with a higher concentration of studies from 2010 ( 21.42 % ), 2011 ( 28.57 % ) and 2013 ( 28.57 % ) ; productions are concentrated in the southeast ( 71.42 % ) and South ( 7.15% ) in Brazil and present a qualitative approach ( 100 % ) ; in general, presenting definitions of active methodologies , and the most frequently mentioned were the Curriculum and Problem-Based Learning. The theoretical basis of the authors relied on liberating pedagogy proposed by Paulo Freire. We conclude that the use of active methodologies in the teaching- learning promotes the development of skills and abilities of students and health professionals through meaningful learning, permeated by the teaching-service, understanding the need for change in education these professionals to respond to social demands, providing humanization and equity in tertiary care health care categories.
Key-words: Active methodologies in health education. Active methodologies in hospital.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, ARNISLANE NOGUEIRA. METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO EM SAÚDE NO AMBIENTE HOSPITALAR: O ESTADO DA QUESTÃO. 2014. 119 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1