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Repositório Institucional - UECE
Título:
ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA E DA TEORIA ANDRAGÓGICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ONLINE

Autor(es):
PAULA, FLÁVIA VIANA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Objetivou-se verificar se os princípios da educação a distância e da teoria andragógica estão
sendo aplicados em curso de pós-graduação lato sensu em gestão em saúde, na modalidade a
distancia online, desenvolvido pela UECE em parceria com a CAPES, SEED/MEC, ENAP e
Ministério da Saúde. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com abordagem quantiqualitativa.
Optou-se por uma amostragem não probabilística escolhida de acordo com os
objetivos do estudo. Este ensaio contou com o preenchimento de 82 questionários,
representando um total de 68,33% da população. A coleta de dados teve início no dia 5 de
julho de 2013 e encerramento no dia 5 de setembro de 2013. A primeira parte do questionário
foi elaborada pela autora com questões objetivas referentes aos dados de identificação e
profissionais dos alunos; a segunda parte abordou itens sobre os princípios da educação a
distancia, também foram elaborados pela autora; e a terceira parte, conteve uma sessão
adaptada de um questionário criado e validado por Wilson (2005). Os dados foram
organizados em tabelas/gráficos e os cruzamentos foram feitos por meio do software
estatístico Excel. Para analisar os itens com a escala de Likert, foi utilizado o cálculo do
Ranking Médio. Dentre as técnicas qualitativas, optou-se pelo Discurso do Sujeito Coletivo.
Após a análise dos resultados, observou-se que a maioria dos participantes do estudo
demonstram satisfação com relação aos princípios da EaD. Quando questionados, porém,
sobre sugestões para a melhoria do curso reforçaram a importância do material impresso, bem
como a organização e funcionamento do AVA. Questionaram o baixo grau de interação dos
alunos e sugeriram estratégias para a melhoria, como, por exemplo, o emprego da
comunicação síncrona. Relataram necessidade de melhorias na interação tutor e aluno, bem
como no papel pedagógico do tutor. Além disso, sugeriram estratégias para melhoria da
autoaprendizagem e a necessidade de seleção dos alunos com perfil para a EaD. O
instrumento referente aos princípios andragógicos utilizados possibilitou encontrar uma
percepção satisfatória dos alunos quanto à sua aplicação. Existem, porém, questionamentos
quanto ao entendimento dos itens, já que poucos alunos trabalham diretamente na gestão em
saúde e os itens do instrumento associam a aplicação imediata dos conhecimentos adquiridos
à motivação. Por fim, em razão dos resultados expressados neste estudo, cabe lembrar que não
se deve esperar uma transformação radical e abrupta da educação permanente em saúde. O
caminho da mudança deverá se constituir com a capacitação dos envolvidos, para que haja
uma transição, cada vez maior, de um modelo em decadência a outro que se revela mais
enriquecedor e coerente com as atuais demandas da sociedade. Finalmente, espera-se que esta
pesquisa possa contribuir para a compreensão do uso da andragogia no campo EaD e, desta
maneira, colaborar para a qualidade do ensino na saúde.
Palavras-chave: Adulto. Educação a Distância. Gestão em Saúde.

Abstract:
The purpose is to verify whether the principles of distance education and andragogical theory
are being applied in the latu sensu post graduate health management courses, in online
distance mode, developed by UECE in partnership with CAPES, SEED / MEC, ENAP and
Ministry of Health. This is a descriptive and exploratory study with a quantitative and
qualitative approach. A no probabilistic sample was chosen according to the objectives of the
study. This experiment included the filling out of 82 questionnaires, representing 68.33% of
all population. Data collection began on July 5, 2013 and finished on September 5, 2013. The
first part of the questionnaire was developed by the author based on objective questions
regarding identification data of the students and professionals, the second part, which
addressed items about the principles of distance education, was developed by the author and
the third part included an adapted session of a questionnaire developed and validated by
Wilson (2005). The data were organized in tables / graphics and the crossings were made
using the statistical software Excel. To analyze Likert items, mean rank method was used.
Among the qualitative techniques, Collective Subject Discourse was choosen. After the
analysis of results, it was observed that the majority of study participants were satisfied with
the principles of distance education. However, when questioned on suggestions for improving
the course, they demonstrated dissatisfaction. They reinforced the importance of printed
material, as well as organization and operation of the AVA. They questioned the low level of
student interaction and suggested strategies for improvement, for instance, the use of
synchronous communication. They reported the need for improving the interaction between
tutor and student, as well as the pedagogical role of the tutor. They also suggested strategies
for improving the self-learning and the necessity of selecting students with profile for DE.
The tool related to the andragogical principles allowed to find a satisfactory perception of
students regarding their application. However, there are questions about the understanding of
the items, as few students work directly in healthcare management and the items associate
immediate application of acquired knowledge to motivation. Finally, in consequence of the
results expressed in this study, it should be noticed that one should not expect a radical and
abrupt transformation in permanent health education. The path of change should happen with
the training of those involved, so there is a transition, increasingly, of a decay model to
another one which reveals itself richer and more consistent with current needs of society.
Finally, it is expected that this research will contribute to the understanding of the use of
andragogy and distance learning in DE and, in this way, contribute to the quality of health
education.
Keywords: Adult. Education Distance. Health Management.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
PAULA, FLÁVIA VIANA DE. ANÁLISE DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA E DA TEORIA ANDRAGÓGICA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO SOBRE GESTÃO EM SAÚDE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ONLINE. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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