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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Caminhando com o turista: o taxista e a construção discursiva sobre Fortaleza no marketing receptivo

Autor(es):
Ramalho, Francisco Danilo Amaral

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Recepcionar o turista na forma que ele espera, faz parte da qualificação de todo receptivo. Superar isso, elevando esta qualificação a novos patamares, diferenciaria o receptivo, no concorrido mercado turístico. Para conhecer o discurso dos taxistas este trabalho foi gerado, afinal são eles os primeiros trabalhadores da linha de frente de qualquer ação envolvendo o Turismo. A pesquisa se deu sobre os motoristas de táxis que atuam junto aos hotéis da Avenida Beira Mar de Fortaleza, Ceará. Para saber quais discursos são usados diante do turista que chega à cidade, foram realizadas pesquisas qualitativas no intuito de captar a amplitude do julgamento que este profissional faz sobre a própria função, sobre o Turismo, o turista, e a cidade onde reside e trabalha. Para isso, autores como Lefèvre e Lefèvre (2005) são base importante deste trabalho. Acompanham-nos Mazière, La Torre, Palhares e Trigo, dentre outros. Ao final da revisão bibliográfica relacionada ao turismo, marketing, transporte e comportamento, dentre outras, e das entrevistas transcritas e organizadas em expressões-chaves, ideias centrais, ancoragem e, finalmente, discurso do sujeito coletivo, deu-se a análise de discurso em quadros-sínteses, identificando fatores relevantes, sendo o maior deles o potencial do marketing receptivo para Fortaleza, tendo como estratégia o uso da categoria dos taxistas. Palavras-chave: Turismo. Taxista. Marketing. Receptivo. Transporte.

Abstract:
Host the tourist as they expects, it's part of the receptive qualifications. To overcome this, the receptive needs to elevate they qualifications to a new baseline, to  make difference at the competitive tourism market. And this survey had made to know the discourse of the taxi drivers, because they are the frontline workers in any action involving tourism. The research were made with the taxi drivers, at the Beira Mar Avenue, in Fortaleza, Ceara, Brazil. To know what discourse they are using with the tourist who visiting the city, the research has made some questions about they own function, the
tourism, the tourist and the city where they live and work. For this, authors as Lefevre and Lefevre (2005), are an important reference for this work. Also, Maziere, La Torre, Palhares and Trigo, among others. At the end of the related tourism bibliography, marketing, transportation and behavior among others, and interviews with the taxi drivers , after all transcribed and organized in a key expressions, tying the central ideas, and finally the
reported speech of the taxi drivers group, result in an analysis synthesis, identifying relevant facts, being the big one the marketing potential in Fortaleza, with the strategy of using all taxi drivers experiences. Keywords: Tourism, Taxi Driver, Marketing, Receptive, Transport.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Ramalho, Francisco Danilo Amaral. Caminhando com o turista: o taxista e a construção discursiva sobre Fortaleza no marketing receptivo. 2015. 87 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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