O uso do software writer no processo de aprendizagem da escrita em alunos do ensino médio
Autor(es):
Silva, Rita de Cassia dos Santos
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2018
Resumo:
As Tecnologias da Informação e Comunicação vem se inserindo cada vez mais no
dia-a-dia de todos, e essencialmente na escola, através de recursos didáticos digitais, como os softwares educacionais, que é constatado essa inserção. E como
reflexo dos avanços das tecnologias no meio escolar, os suportes tecnológicos
educacionais representam ferramentas complementares de ensino-aprendizagem
que dinamizam o ambiente de estudo e a forma de estudar, com a finalidade de
promover a interatividade entre professores e alunos e motivar o autoaprendizado da
tecnologia na escola. No entanto, sabe-se que existem inúmeros softwares
instrutivos que promovem a aprendizagem nas mais diversas áreas do
conhecimento e nesse meio encontra-se o software Writer que é uma ferramenta
didático-digital, utilizada na prática de aprendizagem da escrita, principalmente na
elaboração e edição de textos. Desta forma, a presente pesquisa investiga o uso do
software Writer pelos alunos do ensino médio de uma escola pública municipal de
Caucaia/CE.O processo metodológico envolve a seleção e a priorização de uma
pesquisa bibliográfica que representa o referencial teórico sobre o assunto, seguida
de estudo de caso que representa a realidade pesquisada. Foi possível constatar
através da análise dos questionários que existe um déficit no que se refere ao
aprendizado dos alunos quanto as novas tecnologias. Observa-se que os pontos
principais de dificuldades na utilização de um software educacional ou precisamente
do Writer são: a necessidade que o aluno tem de um aprendizado mais dinâmico e
interativo, em que possa haver um equlíbrio entre os saberes dentro e fora da
escola, principalmente em se tratando do acesso as novas tecnologias. A maioria
dos alunos possui um conhecimento considerável sobre o software Writer e
acreditam que este torna o aprendizado mais eficiente, o que motivam ainda mais o
interesse dos discentes pelo conteúdo didático-digitais.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e Comunicação. Software educacional.
Writer. Recursos didático-digitais.
Abstract:
The Information and Communication Technologies have been increasingly inserted
in the daily life of all, and essentially in the school, through didactic-digital resources,
such as educational software, which is verified this insertion. And as a reflection of
the advances of technologies in the school environment, the educational
technological supports represent complementary teaching-learning tools that
dynamize the study environment and the way of studying, with the purpose of
promoting interactivity between teachers and students and motivating the selflearning of the technology at school. However, it is known that there are numerous
instructional softwares that promote learning in the most diverse areas of knowledge
and in this medium is the Writer software that is a didactic-digital tool, used in the
practice of writing learning, mainly in the elaboration and editing texts. In this way,
this research investigates the use of Writer software by high school students of a
municipal public school in Caucaia / Ce. The methodological process involves the
selection and prioritization of a bibliographic research that represents the theoretical
reference on the subject, followed by a case study that represents the researched
reality. It was possible to verify through the analysis of the questionnaires that there
is a deficit in the students' learning regarding the new technologies. It is observed
that the main points of difficulties in the use of an educational software or precisely of
the Writer are: the need for the student to have a more dynamic and interactive
learning, in which there can be a balance between the knowledge inside and outside
the school, especially in the case of access to new technologies. Most students have
considerable knowledge about Writer software and believe that it makes learning
more efficient, which further motivates students' interest in content about technology.
Keywords: Information Technology and Communication. Educational Software.
Writer. didactic-digital resources.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
Silva, Rita de Cassia dos Santos. O uso do software writer no processo de aprendizagem da escrita em alunos do ensino médio. 2018. 44 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 26 de janeiro de 2025
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1