Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O USO DO SOFTWARE WRITER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Autor(es):
SILVA, RITA DE CASSIA DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
As Tecnologias da Informação e Comunicação vem se inserindo cada vez mais no dia-a-dia de todos, e essencialmente na escola, através de recursos didáticos-digitais, como os softwares educacionais, que é constatado essa inserção. E como reflexo dos avanços das tecnologias no meio escolar, os suportes tecnológicos educacionais representam ferramentas complementares de ensino-aprendizagem que dinamizam o ambiente de estudo e a forma de estudar, com a finalidade de promover a interatividade entre professores e alunos e motivar o autoaprendizado da tecnologia na escola. No entanto, sabe-se que existem inúmeros softwares instrutivos que promovem a aprendizagem nas mais diversas áreas do conhecimento e nesse meio encontra-se o software Writer que é uma ferramenta didático-digital, utilizada na prática de aprendizagem da escrita, principalmente na elaboração e edição de textos. Desta forma, a presente pesquisa investiga o uso do software Writer pelos alunos do ensino médio de uma escola pública municipal de Caucaia/Ce. O processo metodológico envolve a seleção e a priorização de uma pesquisa bibliográfica que representa o referencial teórico sobre o assunto, seguida de estudo de caso que representa a realidade pesquisada. Foi possível constatar através da análise dos questionários que existe um déficit no que se refere ao aprendizado dos alunos quanto as novas tecnologias. Observa-se que os pontos principais de dificuldades na utilização de um software educacional ou precisamente do Writer são: a necessidade que o aluno tem de um aprendizado mais dinâmico e interativo, em que possa haver um equlibrio entre os saberes dentro e fora da escola, principalmente em se tratando do acesso as novas tecnologias. A maioria dos alunos possui um conhecimento considerável sobre o software Writer e acreditam que este torna o aprendizado mais eficiente, o que motivam ainda mais o interesse dos discentes pelo conteúdo didático-digitais.
Palavras-chave: Tecnologia da informação e Comunicação. Software educacional. Writer. Recursos didático-digitais.

Abstract:
The Information and Communication Technologies have been increasingly inserted in the daily life of all, and essentially in the school, through didactic-digital resources, such as educational software, which is verified this insertion. And as a reflection of the advances of technologies in the school environment, the educational technological supports represent complementary teaching-learning tools that dynamize the study environment and the way of studying, with the purpose of promoting interactivity between teachers and students and motivating the self-learning of the technology at school. However, it is known that there are numerous instructional softwares that promote learning in the most diverse areas of knowledge and in this medium is the Writer software that is a didactic-digital tool, used in the practice of writing learning, mainly in the elaboration and editing texts. In this way, this research investigates the use of Writer software by high school students of a municipal public school in Caucaia / Ce. The methodological process involves the selection and prioritization of a bibliographic research that represents the theoretical reference on the subject, followed by a case study that represents the researched reality. It was possible to verify through the analysis of the questionnaires that there is a deficit in the students' learning regarding the new technologies. It is observed that the main points of difficulties in the use of an educational software or precisely of the Writer are: the need for the student to have a more dynamic and interactive learning, in which there can be a balance between the knowledge inside and outside the school, especially in the case of access to new technologies. Most students have considerable knowledge about Writer software and believe that it makes learning more efficient, which further motivates students' interest in content about technology. Keywords: Information Technology and Communication. Educational Software. Writer. didactic-digital resources.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SILVA, RITA DE CASSIA DOS SANTOS. O USO DO SOFTWARE WRITER NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1