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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: PROMOVENDO HÁBITOS SUSTENTÁVEIS

Autor(es):
SANTOS, FRANCISCA MARIA DIMAS DOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Sabe-se que o lixo é um dos maiores responsáveis pela contaminação ambiental. A produção
dos resíduos sólidos tornou-se inevitável numa sociedade consumista, devido a necessidade
de adquirir produtos mais modernos tornando incontrolável a produção de lixo. Dessa forma,
este trabalho teve como objetivo a sensibilização no âmbito escolar, desenvolvendo a
educação ambiental e a sustentabilidade através de uma pesquisa qualitativa descritiva, que
consiste em aplicações de questionários e palestras mostrando nossa realidade diante de nossa
situação consumista e tecnológica, ampliando uma nova visão e uso dos recursos naturais
objetivando a melhoria da conscientização dentro da escola. A Educação Ambiental busca a
valorização e melhoramento da vida, sem consumismo excessivo, sem o desperdício de
recursos e sem degradação ambiental. Com os resultados obtidos foi possível perceber que a
percepção dos alunos em relação a educação ambiental e sustentabilidade, se restringe à falta
de informações básicas sobre importância de conhecimento em relação ao meio ambiente e da
preservação dos recursos naturais, pois não sabiam a diferença de meio ambiente e educação
ambiental, como também o que era sustentabilidade. Conclui-se que a educação ambiental é
uma temática a ser trabalhada não só no âmbito escolar, mas sim no cotidiano de cada
indivíduo para que dessa forma mais pessoas se sensibilize com esta temática e passe a ter
uma melhor consciência sobre a importância do meio ambiente. Com este trabalho pude
observar que, os discentes precisam ter mais envolvimento com a questão ambiental dentro da
escola, para que possam tornar-se pessoas conhecedoras dos benefícios da preservação da
natureza; essencial a uma vida de qualidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Meio Ambiente. Discentes e Âmbito
Escolar.

Abstract:
It is known that garbage is one of the biggest responsible for environmental contamination.
The production of solid waste became inevitable in a consumer society, due to the need to
purchase more modern products, making trash production uncontrollable. Thus, the objective
of this work was to raise awareness in the school environment, developing environmental
education and sustainability through qualitative descriptive research, which consists of
applications of questionnaires and lectures showing our reality in the face of our consumer
and technological situation, expanding a new vision and use of natural resources aiming at
improving awareness within the school. Environmental Education seeks to value and improve
life, without excessive consumerism, without the waste of resources and without
environmental degradation. With the results obtained it was possible to perceive that the
students' perception regarding environmental education and sustainability is restricted to the
lack of basic information about importance of knowledge regarding the environment and the
preservation of natural resources, since they did not know the difference of means
environment and environmental education, as well as what was sustainability. It is concluded
that environmental education is a theme to be worked not only in the school environment, but
in the daily life of each individual so that more people become aware of this issue and become
better aware of the importance of the environment. With this work I could observe that, the
students need to have more involvement with the environmental issue inside the school, so
that they can become people knowledgeable of the benefits of the preservation of the nature;
essential to a quality life.
Keywords: Environmental Education; Sustainability; Environment; Students and School
Scope.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SANTOS, FRANCISCA MARIA DIMAS DOS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: PROMOVENDO HÁBITOS SUSTENTÁVEIS. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 30 de abril de 2024

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