A integralidade como principio constituinte do eixo politíco prioritário do Sistema Único de
Saúde assegura o direito à saúde como questão de cidadania. Desta forma, a atenção básica às
urgências e emergências no âmbito das Redes de Atenção à Saúde na Atenção Primária à
Saúde e Estratégia Saúde da Família se evidencia como um fator necessário para o alcance
dessa integralidade. Este estudo teve como objetivos a elaboração e o desenvolvimento de
uma atividade de Educação permanente em urgências e emergências para profissionais da
ESF, considerando as necessidades destes profissionais assim como aquelas dos serviços nos
quais estão inseridos. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação com
abordagem qualitativa, cujo campo de estudo foi a Unidade de Atenção Primária à Saúde
Zélia Correia, localizada na Secretaria Executiva Regional V, de Fortaleza-CE, e contou com
a participação de 20 profissionais de saúde, de formações diferentes. A pesquisa foi
desenvolvida por meio de 05 oficinas grupais com temas predefinidos pelos profissionais
envolvidos, havendo portanto um processo de planejamento participativo, interventivo e
avaliativo da Educação permanente em urgência e emergência desenvolvida na UAPS Zelia
Correia. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários abertos de
planejamento e de avaliação, bem como observação participante com utilização de diário de
campo, fotos e vídeos, ao passo que os dados coletados foram submetidos à análise de
conteúdo temático, cujos resultados foram categorizados em três eixos: Educação permanente
dos profissionais, Produção do cuidado em urgência/emergência pelos serviços de APS e
Processo avaliativo do conhecimento adquirido. Neste sentido, a intervenção constatou a
aquisição de conhecimentos significativos para os profissionais participantes, tanto no sentido
cognitivo do aprendizado relacionado ao atendimento aos casos de urgência/emergência,
quanto no reconhecimento de fragilidades na qualidade da gestão, na organização do serviço e
na conduta individual, fragilidades estas superáveis por meio da Educação permanente como
atividade prevista, planejada e sistematizada no cotidiano dos serviços de APS, e da
organização destes serviços quanto à elaboração de fluxogramas, protocolos de acolhimento,
aquisição de equipamentos essenciais para suporte de vida e medicamentos utilizados em tais
situações. Estes resultados estimularam a elaboração de um plano de ações para atenção às
urgências e emergências na APS, ser submetido a avaliação e anuência da gestão e
consequente implantação na UAPS.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde na Família. Atendimento de
Urgência e Emergência. Ensino. Educação Permanente.