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Repositório Institucional - UECE
Título:
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS PARA PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autor(es):
CARNEIRO, SANDRA MARIA BASTOS DE MACÊDO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
A integralidade como principio constituinte do eixo politíco prioritário do Sistema Único de
Saúde assegura o direito à saúde como questão de cidadania. Desta forma, a atenção básica às
urgências e emergências no âmbito das Redes de Atenção à Saúde na Atenção Primária à
Saúde e Estratégia Saúde da Família se evidencia como um fator necessário para o alcance
dessa integralidade. Este estudo teve como objetivos a elaboração e o desenvolvimento de
uma atividade de Educação permanente em urgências e emergências para profissionais da
ESF, considerando as necessidades destes profissionais assim como aquelas dos serviços nos
quais estão inseridos. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa-ação com
abordagem qualitativa, cujo campo de estudo foi a Unidade de Atenção Primária à Saúde
Zélia Correia, localizada na Secretaria Executiva Regional V, de Fortaleza-CE, e contou com
a participação de 20 profissionais de saúde, de formações diferentes. A pesquisa foi
desenvolvida por meio de 05 oficinas grupais com temas predefinidos pelos profissionais
envolvidos, havendo portanto um processo de planejamento participativo, interventivo e
avaliativo da Educação permanente em urgência e emergência desenvolvida na UAPS Zelia
Correia. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionários abertos de
planejamento e de avaliação, bem como observação participante com utilização de diário de
campo, fotos e vídeos, ao passo que os dados coletados foram submetidos à análise de
conteúdo temático, cujos resultados foram categorizados em três eixos: Educação permanente
dos profissionais, Produção do cuidado em urgência/emergência pelos serviços de APS e
Processo avaliativo do conhecimento adquirido. Neste sentido, a intervenção constatou a
aquisição de conhecimentos significativos para os profissionais participantes, tanto no sentido
cognitivo do aprendizado relacionado ao atendimento aos casos de urgência/emergência,
quanto no reconhecimento de fragilidades na qualidade da gestão, na organização do serviço e
na conduta individual, fragilidades estas superáveis por meio da Educação permanente como
atividade prevista, planejada e sistematizada no cotidiano dos serviços de APS, e da
organização destes serviços quanto à elaboração de fluxogramas, protocolos de acolhimento,
aquisição de equipamentos essenciais para suporte de vida e medicamentos utilizados em tais
situações. Estes resultados estimularam a elaboração de um plano de ações para atenção às
urgências e emergências na APS, ser submetido a avaliação e anuência da gestão e
consequente implantação na UAPS.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde na Família. Atendimento de
Urgência e Emergência. Ensino. Educação Permanente.

Abstract:
Integrality as a principle which constitutes Public Health System’s (SUS) political primary
scope assures the right to health as a matter of citizenship. This way, primary care related to
the urgencies and emergencies within the Health Care Network in the Health Primary Care
and Family Health Strategy becomes an essential factor to reach this integrality. This study
aims the creation and development of a permanent education action in urgencies and
emergencies for professionals of FHS considering the needs of those as well as the needs of
the services which are included. The study was developed through a research-action with
qualitative approach which the field of study was the Primary Health Care Unit Zélia Correia
located in the Regional Executive Secretary V from Fortaleza-CE and had the help of twenty
health care professionals from different areas. The research was developed through five group
workshops with predetermined themes created by these professionals, having a participative,
interventional and evaluative planning process of permanent education in urgencies and
emergencies developed at PHCU Zélia Correia. The tools used to collect the data were open
questionnaires of planning and evaluation, besides observation with field diary, pictures and
videos, collected data submitted to theme subject analyses and the result given in three
categories: permanent education of the professionals, aid procedures in urgencies and
emergencies by the services of PHC and the evaluative process of the knowledge acquired. In
this regard, the intervention found the achievement of meaningful knowledge to the
professionals involved, both in the cognitive meaning of learning related to the cases of
urgencies and emergencies and in the acknowledgement of weaknesses at the quality of
management in the service organization and the individual conduct, all able to be overcome
by permanent education as an established, planned and systematic activity at the PHC current
services and the organization of these services on flowchart, hosting protocols, purchase of
life support essential equipment and medicines. The results have stimulated the production of
an action plan within the urgencies and emergencies in PHC, submitted to the management’s
evaluation and consent and consequently application at PHCU.
Keywords: Primary Health Care; Family Health Strategies; Urgency and Emergency Service;
Education; Permanent Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
CARNEIRO, SANDRA MARIA BASTOS DE MACÊDO. A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS PARA PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. 2015. 105 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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