Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DO CEARÁ

Autor(es):
HOLANDA, CLARA MEDEIROS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
A modalidade de ensino no formato Residência Multiprofissional em Saúde (RMS), ainda, é recente no ambiente hospitalar, é inovadora nas práticas de saúde e utiliza propostas pedagógicas que procuram articular integralidade, educação permanente e a interdisciplinaridade com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, despertou-se para indagação em relação à efetividade desta nova forma de educar, pois inserida em todos os níveis de atenção à saúde, convoca para necessidade do desenvolvimento de práticas avaliativas e de autoavaliação, que expresse o reconhecimento da situação atual e produza autocrítica na busca de aprimoramentos. Diante do exposto, foi desenvolvida dissertação de mestrado com objetivo de propor um instrumento de autoavaliação para o programa de Residência Multiprofissional em Saúde, em Hospitais Universitários, no Ceará. Para tanto, realizou-se pesquisa com abordagem qualitativa, de março de 2014 a maio de 2015. Na coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada e o painel de especialista, cujos participantes foram dez membros da RMS dos Hospitais Universitários do Ceará, tendo a análise temática como suporte para interpretação dos dados. O estudo permitiu compreender que a instrumentalização da residência para avaliação oportunizará um processo de descrição, análise e transformação. Concluiu-se, portanto, pelas falas dos participantes, que é importante e necessário um instrumento de autoavaliação para o curso em questão, pois permitirá perceber fragilidades, como também criar e implementar processos de planejamento e melhoramento. O desenvolvimento do estudo atingiu o objetivo de gerar esta proposta como espaço para reflexão das práticas dos atores envolvidos no programa, reconhecendo também ser apenas uma primeira etapa e que o serviço dará continuidade com aplicação e validação desta proposta preliminar.
Palavras-chave: Residência multiprofissional em saúde. Autoavaliação. Instrumento de avaliação. Educação permanente em saúde.

Abstract:
The modality of education the Multidisciplinary Residency Health format (RMS) still is recent in hospital environment, is innovative in health practices and uses pedagogical proposals that seek to articulate integrality, permanent education and interdisciplinary with the principles and system of guidelines of the Unified Health System (SUS). However, woken up to the question regarding the effectiveness of this new way of educating, as inserted at all levels of health care, calls for the need development of assessment practices and self-assessment, which expresses the recognition of the current situation and produces a self-critical in the search for improvements. Given the above, developed master's thesis in order propose of instrument a self-assessment tool for Multidisciplinary Residency Program of Health in University Hospitals in Ceará. Therefore, he held research with qualitative approach, from March 2014 to May 2015. In the data collection, we used a semi-structured interview and the expert panel, whose participants were ten members of the RMS of the University Hospitals of Ceará, with analysis thematic as support for the for the interpretation of the data. The study permitted to understand that the instrumentalization of residence for evaluation gives opportunity a description process, analysis and transformation. We conclude, wherefore, by the speeches of the participants is important and needed a self-assessment tool for the course in question as it will realize its weaknesses, as well as create and implement process planning and improvement. The development of the study achieved the goal of generating this proposal as a space for reflection on the practices of the actors involved in the program, recognizing is also just a first step and that the service will continue with the implementation and validation of this preliminary proposal.
Keywords: Multidisciplinary residence in health. Self evaluation. Assessment tool. Professional health education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
HOLANDA, CLARA MEDEIROS. PROPOSTA DE AUTOAVALIAÇÃO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS DO CEARÁ. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1