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Repositório Institucional - UECE
Título:
O REPOSICIONAMENTO DE DESTINO TURÍSTICO: O CASO DO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ, BRASIL

Autor(es):
LIMA, ROSEMARY OLIVEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta dissertação estuda a segmentação do turismo no Estado do Ceará através das políticas públicas de turismo estabelecidas pelos governos estaduais no período de 1997 a 2015. Investigar o posicionamento mercadológico/turístico adotado pelo Estado do Ceará, assim como o papel do Centro de Eventos do Ceará neste posicionamento, consiste na problematização geral desta pesquisa, o que norteou a busca pela resposta aos seguintes questionamentos: O Estado do Ceará em seu posicionamento mercadológico utiliza de forma estratégica em sua segmentação turística a categoria Negócios e Eventos? Se for assim, qual o posicionamento do Centro de Eventos do Ceará no mercado? Como objetivo geral buscou-se identificar como o Estado do Ceará vem se posicionando de forma estratégica desde o ano 2000 como destino de Negócios e Eventos e específicos descrever o panorama de políticas públicas e os planos que elevaram o turismo ao status de atividade econômica estratégica para o estado do Ceará; Embasar teoricamente o entendimento sobre turismo, eventos e segmentação turística abordando o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos no Estado; Descrever e analisar o novo Centro de Eventos do Ceará através de sua história e resultados no período de 2012 a 2015, (ocupação, eventos realizados e captação de eventos futuros), sua infraestrutura, sua colocação no planejamento mercadológico/turístico do Estado e da opinião dos principais bigplayers do segmento. A pesquisa foi metodologicamente conduzida através da realização de um estudo de caso que valeu-se de levantamento bibliográfico e documental e da realização de entrevistas que permitiu uma maior conhecimento sobre os aspectos políticos e mercadológicos, assim como a aproximação com o problema de pesquisa, além de um embasamento teórico- conceitual a respeito dos temas norteadores desta pesquisa. Verificou-se e atestou-se a adoção da segmentação turística de negócios e eventos praticada especialmente no polo litoral Leste do Estado do Ceará, tal ação tem como símbolo maior o Centro de Eventos do Ceará, equipamento construído por meio da atuação de políticas públicas, donde se pode concluir que o objetivo principal desta pesquisa foi alcançado.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Turismo de Negócios e Eventos. Segmentação.

Abstract:
This dissertation studies the segmentation of tourism in the state of Ceará through public tourism policies established by state governments from 1997 to 2015. Investigating the market positioning / tourist adopted by the State of Ceará, as well as the role of Ceara Convention Center in this position, is the general questioning of this research, which guided the search for answers to the following questions: The State of Ceará in its market positioning uses strategically in its tourist targeting the category Business & Event? If so, what is the position of Ceará Event Center in market? As a general objective we sought to identify how the state of Ceará is positioning itself strategically since 2000 as the target Business & Event and specific describe the panorama of public policies and plans that increased tourism to the status of strategic economic activity for the state of Ceará; Theoretically base the understanding of tourism, events and tourist segmentation addressing the development of the Business and Events Tourism in the State; Describe and analyze the new Ceará Convention Center through its history and results in the 2012 period to 2015, (occupation, held events and attracting future events), its infrastructure, its placing on marketing planning / tourist of the State and the opinion some of the major bigplayers segment. The research was methodologically conducted by conducting a case study that took advantage of bibliographic and documentary survey and interviews which allowed for a better understanding of political and market aspects as well as the approach to the research problem as well a theoretical basis about the guiding themes of this research. It was found and attested to the adoption of the tourist business segmentation and events especially practiced in polo coastal eastern state of Ceará, such action has the greatest symbol of the Ceará Convention Center, equipment built by public policy action, where it can be concluded that the main objective of this research was achieved. Keywords: Public Policy. Business Tourism and Events. Segmentation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LIMA, ROSEMARY OLIVEIRA DE. O REPOSICIONAMENTO DE DESTINO TURÍSTICO: O CASO DO CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ, BRASIL. 2015. Sem Numeração Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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