Analisa o discurso dos trabalhadores da saúde do Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana
(HDGMM), acerca das ações formadoras para promoção e incentivo ao aleitamento materno,
adotadas como estratégia prioritária de formação profissional. O estudo foi de cunho descritivoexploratório,
com abordagem qualitativa, tendo como estratégia conhecer por meio de entrevista
semiestruturada, da observação do profissional in loco, bem como, da análise dos registros
administrativos, o universo das falas e condutas dos trabalhadores do corpo clínico do HDGMM, que
passaram pelo processo de formação em Aleitamento Materno ou participaram de outras ações
formadoras que os capacitaram para prestar informações corretas sobre a amamentação bem como
adotar práticas e rotinas que favoreçam o aleitamento materno (AM). Foram entrevistados 26
profissionais, realizadas 26 observações das práticas assistências e 20 registros administrativos
investigados. Esta amostra representa todas as categorias do corpo clínico do hospital, definida por
sorteio. O principal critério de inclusão dos trabalhadores para participar da pesquisa foi: que tenham
participado de ações formadoras em saúde no HDGMM, relacionadas a promoção e incentivo ao
aleitamento materno (AM). Com os participantes foi realizada uma entrevista semiestruturadas ao
longo de um período de dois meses, observação de suas práticas por uma semana e análise dos
registros administrativos, concomitantemente. Forma observados os aspectos éticos, em
conformidade com as normas da Resolução CNS nº 466/2012 do Ministério da Saúde, Conselho
Nacional de Saúde – pesquisa envolvendo seres humanos (BRASIL, 2012), sendo todos respeitados
em todo o percurso do estudo. Foram empregadas a análise qualitativa e a técnica de análise de
conteúdo, na modalidade temática, para auxiliar no ordenamento conceitual dos dados que foram
coletados. Este estudo proporcionou conhecer-se o universo pesquisado a partir de 05 linhas
temáticas: na primeira, surge o perfil dos sujeitos por meio de seus dados sociodemográficos e
profissionais, predominando entre os profissionais o sexo feminino, com idade de 41 a 50 anos, com
nível de pós-graduação em área específica do trabalho, exercendo de 10 a 15 anos sua atividade
profissional na instituição e atuando em AM há mais de 05 anos; a carga horária média de formação é
acima de 4 horas /aula, formação esta que teve seu maior pico no ano de 2012; a segunda aborda a
formação em aleitamento materno: concepções e ações educativas na óptica dos trabalhadores; na
terceira, a aplicação das recomendações da formação versus a prática dos trabalhadores; são
descritos na quarta o curso e os efeitos produzidos para os trabalhadores com vistas à promoção e
incentivo ao aleitamento materno; e, por último, apresentadas as alocuções dos trabalhadores: uma
análise crítica dos processos formativos em aleitamento materno. Com tais resultados advindos das
linhas temáticas descritas anteriormente, recomenda-se que os processos formativos voltados para a
promoção e incentivo ao AM devam ocorrer em caráter permanente uma vez que os sujeitos estão,
permanentemente reinterpretando, redefinindo novos sentidos e modificando comportamentos. Com
o do estudo, pode-se supor que o melhor caminho possível é a formação por meio da educação
permanente, para provocar a reflexão crítica necessária aos trabalhadores da saúde para promoção e
incentivo ao AM.
Palavras Chave: Ensino. Aleitamento Materno. Amamentação.