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Repositório Institucional - UECE
Título:
ACESSO À JUSTIÇA COMO POLÍTICA PÚBLICA, ENSINO JURÍDICO E OS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICA: UM ESTUDO SOBRE O NPJ/UNICHRISTUS

Autor(es):
MOURÃO, DEUBIA GABRIELA OLIVEIRA CAVALCANTI

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A presente dissertação diz respeito ao ensino jurídico no país, destacando, especialmente, as
atividades desenvolvidas nos núcleos de prática jurídica como estratégia de aprendizagem e
como forma de colaboração na democratização do acesso à justiça enquanto política pública.
O objetivo geral foi avaliar se os objetivos de criação do NPJ da Unichristus estão em
conformidade com o que dispõem as diretrizes do MEC, bem como compreender a dinâmica
de operacionalização dos objetivos deste NPJ, comparando se estão de acordo com aqueles
previstos em sua criação. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) compreender a
relação entre a democratização do acesso à justiça e o ensino jurídico; b) compreender a
dinâmica de funcionamento do NPJ da Unichristus; c) constatar se há dificuldade na
efetivação do trabalho dos Defensores Públicos lotados nesse NPJ; d) construir um perfil do
profissional do Direito egresso da Unichristus, a partir da influência do NPJ; e e) verificar a
qualidade dos atendimentos, bem como sua repercussão para a sociedade. A pesquisa foi de
natureza qualitativa e a metodologia consistiu em estudos bibliográficos, exame de fontes
documentais e trabalho de campo. Como resultado, observou-se um comprometimento da
Instituição no sentido do bom funcionamento do Núcleo e a boa relação entre a Instituição e a
Defensoria Pública. Entretanto, em razão de existir um pequeno número de defensores
públicos disponíveis para dar suporte ao referido Núcleo gera-se certa dificuldade quanto à
possibilidade de ampliação dos atendimentos, uma das principais queixas dos egressos
entrevistados. Conclui-se que o estágio dos estudantes, assim como a política pública de
acesso à justiça no tocante ao trabalho exercido nos NPJ ainda têm um grande desafio
relativamente à necessidade de ampliação do atendimento, o que, a título de sugestão, pode
ser conquistado por meio de outras parcerias.
Palavras-chave: Acesso à justiça. Política pública. Ensino Jurídico. Núcleo de Prática
Jurídica.

Abstract:
The present work refers to law teaching in Brazil, especially regarding the activities
developed in the legal practice cells as a learning strategy and as a way of democratizing the
access to justice as a public policy. The general goal was to assess whether the creation scopes
of Unichristus legal practice cell comply with the Brazilian Education and Culture Ministry
directives, as well as to understand the operationalization dynamics of such legal practice
cell, comparing if they are in accordance with such provided for in its creation. As to the
specific scopes, the following may be highlighted: a) comprehend the relation between the
democratization of the access to justice and the legal education; b) comprehend the work
dynamics of the legal practice cell of Unichristus; c) verify whether there is difficulty in the
performance of the work of the Public Defenders working in the legal practice cell; d)
construct a profile of the law professional of the former law students of Unichristus,
considering the influence of the legal practice cell; e) verify the quality of the assistance
provided and its repercussion to society. The research was of qualitative nature and consisted
in bibliographic studies, examination of documents and field work. As a result, it was possible
to identify the commitment of Unichristus regarding the good functioning of the legal practice
cell and the good relationship between Unichristus and the Public Defenders' Office.
However, due to the limited number of Public Defenders available to support the legal
practice cell, there are difficulties regarding the possibility of broadening the legal assistance,
which constitutes one of the main complaints of the interviewees. Therefore, one concludes
that the students' training, as well as the public policy of access to justice regarding the work
performed in the legal practice cells are still faced with a great challenge regarding the need
of broadening the assistance, which as suggestion could be achieved by means of other
partnerships.
Keywords: Access to Justice. Public policy. Legal Teaching. Legal Practice Cell.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MOURÃO, DEUBIA GABRIELA OLIVEIRA CAVALCANTI. ACESSO À JUSTIÇA COMO POLÍTICA PÚBLICA, ENSINO JURÍDICO E OS NÚCLEOS DE PRÁTICA JURÍDICA: UM ESTUDO SOBRE O NPJ/UNICHRISTUS. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

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