Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
PAIC A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autor(es):
SOARES, FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
A educação a distância - EaD é considerada um recurso que contempla o desenvolvimento da
autonomia do educando, tendo como princípios a mediatização, a integração e a flexibilidade.
Na EaD o aluno é o foco do processo de aprendizagem e o professor possui papel de mediador
do conhecimento, pois apenas orienta o estudante, que, por sua vez, escolhe o ritmo e a
maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades particulares. Com
base nisso, o presente estudo apresenta a proposta de um curso de formação continuada a
distância para os professores dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública do
município de Fortaleza de acordo com a metodologia do PAIC, tendo em vista a dificuldade
de capacitar um grande contingente de servidores no ensino presencial. Para a construção do
arcabouço teórico foi utilizada a pesquisa bibliográfica com apoio da pesquisa de campo,
durante a qual foram utilizadas técnicas como: observação da escola e entrevista com os
coordenadores pedagógicos. Para a obtenção e coleta dos dados foram aplicados, aos
professores, um questionário e um formulário semi-estruturado. Na conclusão, apresenta-se a
sugestão de implantação do curso de formação continuada a distância para os professores da
rede pública municipal de ensino de Fortaleza.
Palavras-chave: EaD; Professores; Formação Continuada; PAIC.

Abstract:
The distance education - EaD is considered a resource that includes the development of
learner autonomy, have as their principal mediation, integration and flexibility. In distance
education the student is the focus of the learning process and the teacher has mediating role of
knowledge as only guides the student, who, in turn pick the pace and the way to study and
learn, according to your particular needs. Based on this, this study presents a proposal for a
course of continuing education distance for teachers of 3rd, 4th and 5th year of elementary
school to the public network in Fortaleza according to the methodology of PAIC, with a view
to difficult to train a large number of servers in the classroom teaching. School observation
and interviews with coordinators: To construct the theoretical framework bibliographic
research with the support of field research, during which techniques were used as it was used.
For obtaining and collecting data, the teachers, a questionnaire and a semi - structured
questionnaire was applied. In conclusion, we present the suggested course of continued
implementation of distance training for teachers in municipal schools in Fortaleza.
Keywords: Distance Education; Teachers; Continuing Education; PAIC.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOARES, FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO. PAIC A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1