PAIC A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
MUNICIPAL DE FORTALEZA
Autor(es):
SOARES, FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2013
Resumo:
A educação a distância - EaD é considerada um recurso que contempla o desenvolvimento da autonomia do educando, tendo como princípios a mediatização, a integração e a flexibilidade. Na EaD o aluno é o foco do processo de aprendizagem e o professor possui papel de mediador do conhecimento, pois apenas orienta o estudante, que, por sua vez, escolhe o ritmo e a maneira como quer estudar e aprender, de acordo com suas necessidades particulares. Com base nisso, o presente estudo apresenta a proposta de um curso de formação continuada a distância para os professores dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede pública do município de Fortaleza de acordo com a metodologia do PAIC, tendo em vista a dificuldade de capacitar um grande contingente de servidores no ensino presencial. Para a construção do arcabouço teórico foi utilizada a pesquisa bibliográfica com apoio da pesquisa de campo, durante a qual foram utilizadas técnicas como: observação da escola e entrevista com os coordenadores pedagógicos. Para a obtenção e coleta dos dados foram aplicados, aos professores, um questionário e um formulário semi-estruturado. Na conclusão, apresenta-se a sugestão de implantação do curso de formação continuada a distância para os professores da rede pública municipal de ensino de Fortaleza. Palavras-chave: EaD; Professores; Formação Continuada; PAIC.
Abstract:
The distance education - EaD is considered a resource that includes the development of learner autonomy, have as their principal mediation, integration and flexibility. In distance education the student is the focus of the learning process and the teacher has mediating role of knowledge as only guides the student, who, in turn pick the pace and the way to study and learn, according to your particular needs. Based on this, this study presents a proposal for a course of continuing education distance for teachers of 3rd, 4th and 5th year of elementary school to the public network in Fortaleza according to the methodology of PAIC, with a view to difficult to train a large number of servers in the classroom teaching. School observation and interviews with coordinators: To construct the theoretical framework bibliographic research with the support of field research, during which techniques were used as it was used. For obtaining and collecting data, the teachers, a questionnaire and a semi - structured questionnaire was applied. In conclusion, we present the suggested course of continued implementation of distance training for teachers in municipal schools in Fortaleza. Keywords: Distance Education; Teachers; Continuing Education; PAIC.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
SOARES, FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO. PAIC A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA
MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1