Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SOFTWARE EDUCATIVO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS AUTOMOTIVOS - ELETROAUTOS

Autor(es):
SILVA, FRANCISCO MÁRCIO SANTOS DA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Este estudo tem como objetivo desenvolver o Software ELETROAUTOS como
uma ferramenta auxiliar para o ensino de circuitos elétricos automotivos,
comentando as etapas de desenvolvimento e implementação do software
educativo e apresentando os princípios pedagógicos que definiram os aspectos
de sua arquitetura funcional. Considerando que esta ferramenta educacional
será utilizada, preferencialmente, em cursos profissionalizantes de
aprendizagem e qualificação, submetidos aos parâmetros curriculares da atual
educação profissional brasileira, analisa-se o cenário decorrente da utilização
das novas tecnologias educacionais, baseadas no uso do computador, suas
implicações no processo ensino-aprendizagem e os novos preceitos da reforma
da educação profissional brasileira. A metodologia desenvolvida no trabalho
segue os preceitos de uma pesquisa bibliográfica que se encontra dividida em
duas etapas: a primeira é constituída da revisão literária pertinente ao tema; a
segunda é composta do desenvolvimento do software e sua avaliação por
alunos e professores. Os resultados demonstram que o software apresentou
uma avaliação satisfatória, no que se refere aos critérios pedagógicos. As
atividades experimentais desenvolvidas no ambiente virtual são vinculadas ao
modelo de laboratório tradicional por meio de simulação supervisionada pelos
professores participantes desse processo.
Palavras-chave: Informática na Educação; Software Educacional; Curso
Profissionalizante.

Abstract:
This study aims to develop the Software ELETROAUTOS as an auxiliary tool
for teaching automotive electrical circuits, commenting on the stages of
development and implementation of educational software and featuring the
pedagogical principles that defined the functional aspects of its architecture.
Whereas this educational tool will be used preferentially in learning vocational
courses and qualifications, subject to the parameters of the current curriculum
in Brazilian professional education, analyzes the scenario arising from the use
of new educational technologies based on the use of the computer, its
implications for the teaching-learning process and the new principles of
education reform Brazilian professional. The methodology developed in the
work follows the precepts of a literature that is divided into two stages: the first
consists of a literature review relevant to the subject, the second consists of the
development of software and its evaluation by students and teachers. The
results demonstrate that the software has presented a satisfactory assessment
in relation to educational criteria. The experimental activities developed in the
virtual environment are linked to traditional laboratory model through simulation
supervised by teachers participating in this process.
Keywords: Computers in Education, Educational Software, Vocational Courses.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SILVA, FRANCISCO MÁRCIO SANTOS DA. SOFTWARE EDUCATIVO EM CIRCUITOS ELÉTRICOS AUTOMOTIVOS - ELETROAUTOS. 2013. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 16 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1