Este estudo tem como objetivo desenvolver o Software ELETROAUTOS como
uma ferramenta auxiliar para o ensino de circuitos elétricos automotivos,
comentando as etapas de desenvolvimento e implementação do software
educativo e apresentando os princípios pedagógicos que definiram os aspectos
de sua arquitetura funcional. Considerando que esta ferramenta educacional
será utilizada, preferencialmente, em cursos profissionalizantes de
aprendizagem e qualificação, submetidos aos parâmetros curriculares da atual
educação profissional brasileira, analisa-se o cenário decorrente da utilização
das novas tecnologias educacionais, baseadas no uso do computador, suas
implicações no processo ensino-aprendizagem e os novos preceitos da reforma
da educação profissional brasileira. A metodologia desenvolvida no trabalho
segue os preceitos de uma pesquisa bibliográfica que se encontra dividida em
duas etapas: a primeira é constituída da revisão literária pertinente ao tema; a
segunda é composta do desenvolvimento do software e sua avaliação por
alunos e professores. Os resultados demonstram que o software apresentou
uma avaliação satisfatória, no que se refere aos critérios pedagógicos. As
atividades experimentais desenvolvidas no ambiente virtual são vinculadas ao
modelo de laboratório tradicional por meio de simulação supervisionada pelos
professores participantes desse processo.
Palavras-chave: Informática na Educação; Software Educacional; Curso
Profissionalizante.