Um estudo complementar dos poliedros voltados para professores
e alunos do ensino básico
Autor(es):
Silva, José Kilmer Tavares
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2014
Resumo:
O principal objetivo deste trabalho é oferecer aos alunos e professores do ensino básico um
texto específico e mais rigoroso sobre o estudo dos poliedros suprindo uma lacuna existente
nos livros de ensino básico em relação à conceitualização, as demonstrações dos principais
teoremas e apresentação dos sólidos geométricos, sendo este o principal enfoque. Inicialmente
apresenta-se um pequeno histórico sobre o surgimento dos poliedros. Em seguida uma
definição para poliedros, trazendo uma abordagem especial aos poliedros convexos.
Demonstra-se o teorema de Euler e a relação para encontrar a soma dos ângulos das faces de
um poliedro convexo; o teorema de Euler foi mostrado de duas formas. Na abordagem aos
poliedros regulares são citados os nove existentes, com foco nos poliedros regulares de Platão.
Como decorrência do teorema de Euler foi mostrada o porquê da existência de somente cinco
poliedros de Platão, analisados quanto ao número de faces. Abordou-se o cálculo de área e
volume dos poliedros regulares de Platão, e foi verificado, qual dentre estes poliedros possui
maior volume, ao impor que estejam inscritos em uma esfera unitária. Ainda no que se refere
aos tipos de poliedros são citados os semirregulares. Algumas aplicações interdisciplinares
foram feitas. Conforme a análise feita em livros didáticos verifica-se a pouca ênfase dada ao
assunto quando se trata de literatura de ensino básico. Por fim o software Poly Pro foi
apresentado como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. Espera-se
com esse estudo permear as pesquisas dos futuros usuários docentes e permitir aos discentes
uma bagagem melhor estruturada.
Palavras-chave: Poliedro. Matemática. Teorema de Euler. Poliedros de Platão.
Abstract:
The main objective of this paper is to provide students and teachers of primary school of a
specific and more rigorous text on the study of polyhedron removing a gap in the basic
education’s books about the conceptualization, statements of the main theorems and
presentation of geometric solids, being this my main focus. Initially have been presented a
brief history of the development of polyhedron. Therefore a definition for polyhedron, bring a
special approach to convex polyhedron. Euler's theorem was demonstrated and compared to
find the angles of the faces of a convex polyhedron; Euler's theorem has been demonstrated in
two ways. In the approach of regular polyhedron are cited nine existing, focusing on regular
polyhedron of Plato. As a consequence of Euler's theorem why the existence of only five
polyhedron Plato analyzed regarding the number of faces was shown. It approaches the
calculation of area and volume of regular polyhedron of Plato, and was checked which of
these polyhedron has greater volume, which stipulates that are enrolled in a unit sphere. Still
with regard to the types of the polyhedron are mentioned the semi-regular forms. Some
interdisciplinary applications have been made. As the analysis in textbooks we found the little
attention given to the subject when it comes to basic education literature. Finally the Poly Pro
software was presented like a easier tool in the teaching and learning process. It is hoped that
this study permeate the research of future users teachers and permit to the students a better
structured background.
Keywords: Polyhedron. Mathematics. Euler's theorem. Plato polyhedra.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Silva, José Kilmer Tavares. Um estudo complementar dos poliedros voltados para professores
e alunos do ensino básico. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1