Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Redes sociais corporativas como ferramenta de apoio a Arquitetura Corporativa

Autor(es):
FIGUEIREDO, ANDRÉ LUIS FERNANDES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Um dos grandes desafios de uma equipe de arquitetura corporativa está no mapeamento das camadas que suportam os direcionadores de negócio das corporações. Essas camadas são: (1) a camada de processos de negócio, que atende a esses direcionadores; (2) a camada de aplicações e dados, que suporta os processos de negócio e; (3) a camada de tecnologia de infraestrutura, que executa as aplicações e armazena os dados. Normalmente as informações necessárias para esse mapeamento existem na empresa, porém muitas vezes estão descentralizadas e de forma não estruturada, dificultando o seu mapeamento e registro. Essas informações podem estar em e-mails, documentos armazenados diretamente com os profissionais ou departamentos e, principalmente, de maneira tácita e distribuída entre os funcionários e colaboradores. Utilizar a capacidade da colaboração de uma rede social para mapear e registrar seus ativos empresariais e os relacionamentos entre as áreas funcionais de uma corporação proporciona à equipe de arquitetura corporativa uma grande agilidade a projetar mapas e modelos que representam a arquitetura de uma empresa. Além disso, uma rede social corporativa traz à comunicação interna de uma organização a mesma agilidade de comunicação experimentada nas redes sociais.
Palavras-Chave: Arquitetura corporativa, Arquiteto corporativo, Estratégia de negócio, Governança corporativa, TOGAF, Redes sociais, Colaboração, Inteligência coletiva, Comunicação

Abstract:
One of the biggest challenges of an enterprise architecture team is mapping all layers that support enterprises’ business drivers. These layers are: (1) business processes that support the drivers; (2) business processes software applications and data and; (3) infrastructure technology that runs software application and data. Usually the information required for this mapping are in the company, but are often so decentralized and unstructured, so it is difficult to map and record. These information can be emails, employees or departments’ stored documents and even tacitly distributed among employees. Using social network’s collaboration ability to map and register their business assets, and relationships between functional areas of a corporation, provides the enterprise architecture team a great agility designing maps and models that represent an enterprise’s architecture. In addition, a corporate social network brings to internal communication of an organization the same agility communication experienced in social networks.
Keywords: Enterprise architecture, Enterprise architect, Business strategy, Corporate governance, TOGAF, Social networks, Collaboration, Collective intelligence, Communication.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FIGUEIREDO, ANDRÉ LUIS FERNANDES DE. Redes sociais corporativas como ferramenta de apoio a Arquitetura Corporativa. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1