Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
e-JOVEM: UM PROJETO EDUCACIONAL EM TIC VOLTADO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL DE JOVENS DO ESTADO DO CEARÁ

Autor(es):
Brito, Sydneia de Oliveira

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
Esta dissertação realiza uma apreciação a respeito da trajetória do Projeto e-Jovem como ação governamental de qualificação profissional e digital de jovens das escolas públicas do Estado do Ceará. De caráter exploratório, a pesquisa baseia-se na observação de dados sobre os aspectos políticos e técnico-pedagógicos relacionados ao e-Jovem. As fontes de pesquisa foram documentos oficiais do Projeto e-Jovem, tais como: Projeto Político Pedagógico, Plano de Curso, Estrutura Didático-Pedagógica, Análise do Perfil socioeconômico do participante do e-Jovem, além dos relatórios de Avaliação de Impacto dos Projetos Financiados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e da prestação de contas realizados pelo fundo de financiamento do e-Jovem. Também dialoga com as categorias que envolveram o referencial teórico do estudo: juventude, políticas públicas de qualificação profissional e de inclusão digital no contexto brasileiro e cearense, tecnologias da informação e comunicação (TICs), sociedade da informação e inclusão sócio-digital Com isso, busca contribuir com o debate e gerar conhecimentos para a reflexão a respeito das práticas relacionadas às políticas públicas para a juventude cearense. Estruturada em quatro partes, o primeiro capítulo mostra o conceito de juventude como categoria sociológica e uma breve trajetória das políticas públicas para a juventude no Brasil – utilizando como recorte histórico a década de 1990 até o Governo Lula – reconhecendo esse público como “sujeitos de direitos”. Também discorre a respeito das políticas públicas de qualificação profissional para a juventude e as políticas públicas de inclusão digital. O segundo capítulo abrange a atuação do Projeto e-Jovem como uma política governamental de qualificação profissional e de inclusão sócio-digital para os jovens cearenses. O terceiro capítulo abrange a relação entre o mundo de trabalho e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) – haja vista que o mercado tem exigido significativamente habilidades com as novas tecnologias – e como a juventude está inserida no processo de exclusão e inclusão digital. O quarto capítulo tece considerações sobre os elementos do Projeto e-Jovem que interligam as políticas públicas de qualificação profissional e a inclusão digital da juventude cearense, além de discutir acerca das disposições políticas que estabelecem diretrizes para essa política governamental. Em seguida, as considerações finais são apresentadas arrematando o estudo. A pesquisa conclui que o Projeto e-Jovem vem desenvolvendo com sucesso a qualificação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) de seus alunos, entendendo que o acesso e a utilização das novas tecnologias e suas ferramentas são essenciais para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. No entanto, para efetivar a inclusão sócio-digital, é necessário articular a capacitação profissional com políticas públicas de emprego, de forma a contribuir para a melhoria das condições socioeconômicas dos jovens cearenses e para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.
Palavras-chave: Qualificação profissional. Inclusão Sócio-digital. Juventude.

Abstract:
This dissertation performs an appreciation about the trajectory of the Project e-Jovem as governmental action of professional and digital qualification of young people from public schools in the state of Ceará. Exploratory, the research is based on the observation data on political, technical and pedagogical issues related to e-Jovem. Research sources were official documents of Project e-Jovem, such as: Project Political, Course Plan, Structure Didactic-Pedagogical Analysis of the socioeconomic profile of the participant's e-Jovem and the report of the Impact Assessment of Projects Funded by State Fund to Combat Poverty (FECOP) and accountability held by financing fund of e-Jovem. Also speaks to the categories involving the theoretical framework of the study: youth, public policy professional skills and digital inclusion in Brazil and Ceará context, information and communication technologies (ICT), information society and social and digital inclusion. With this, seeks to contribute to the debate and generate knowledge for reflection on the associated policy for youth Ceará practices. Structured in four parts, the first section shows the concept of youth as a social category and a brief history of public policies for youth in Brazil – using as historical view the 1990s to the Lula government – recognizing this public as "subjects of rights." Also discuss on the public policy of professional qualification for youth and public policy of digital inclusion. The second chapter covers the performance of the Project e-Jovem as a government policy of professional qualifications and socio-digital inclusion for young Ceará. The third chapter covers the relationship between the world of work and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) - given that the market has significantly required skills with new technologies - and how youth are inserted into the process of exclusion and inclusion digital. The fourth chapter reflects on the elements of Design and Young-linking public policy professional qualifications and digital inclusion of youth Ceará, besides discussing about the policy provisions that establish guidelines for this government. Then the final considerations are presented closing the study. The research concludes that the Project e-Jovem has been developing successfully the qualification in Information and Communication Technologies (ICTs) to their students, understanding that access to and use of new technologies and tools are essential for the integration of young people in the labor market. However, to effect social and digital inclusion, it is necessary to combine professional training with public employment policies in order to contribute to the improvement of the socioeconomic conditions of young people of Ceará and building a fairer and more equal society.
Keywords: Professional qualification. Social and digital inclusion. Youth.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Brito, Sydneia de Oliveira. e-JOVEM: UM PROJETO EDUCACIONAL EM TIC VOLTADO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO SÓCIO-DIGITAL DE JOVENS DO ESTADO DO CEARÁ. 2014. 96 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1