Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A FORMAÇÃO BI-SETORIAL ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE: O AGIR COMUNICATIVO NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autor(es):
RODRIGUES, EMANOEL MÁRCIO DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Introdução: Este estudo tem como foco primordial a relevância do processo comunicativo existente entre os profissionais da saúde e educação junto ao Programa Saúde na Escola. Portanto, elencamos o fator comunicativo para estabelecermos por meio das Rodas Socializadoras espaços para formação de um sujeito protagonista, na qual o discurso emancipatório, constitua o cenário para criação de um elo entre as parcerias bi-setoriais na saúde e educação. Objetivo: Articular a experiência da Roda Socializadora com os profissionais da saúde e educação de uma escola pública municipal localizada no Bairro do Bom Jardim em Fortaleza no estado do Ceará. Metodologia: O estudo tem sua estrutura científica norteada pela pesquisa-participante, na qual o sujeito pesquisador encontra-se inserido no ambiente da população estuda, sendo que os três encontros de formação por meio da Roda Socializadora foram realizados entre os meses de setembro a novembro de 2018. Foram convidados a participar das Rodas Socializadoras os profissionais da saúde, pertencentes ao Programa Saúde na Escola e os professores da escola pública municipal no Grande Bom Jardim. Os profissionais passaram por entrevistas para entender um pouco acerca do seu perfil e, consequentemente, após esse momento foi realizado o convite para participar da formação bi-setorial. Os profissionais entrevistados foram 12 no total, tendo as Rodas Socializadoras a seguinte formação: primeiro encontro 10 participantes; segundo encontro 6 participantes; e o terceiro encontro 5 participantes. Um dos fatores que contribui na formulação das evidências foi à construção de vínculo entre o sujeito-pesquisador e os participantes do estudo. Pois, ao passo que debatíamos acerca das ações do PSE, também ampliávamos as possibilidades de intervenção na implementação comunicativa entre os profissionais da educação e saúde. Conclusão: Por fim, considera-se que pesquisas no campo bi-setorial precisam permear o universo profissional dos sujeitos que vivem as angústias cotidianas nos seus ambientes de atuação. Tanto a escola como a UAPS devem procurar saídas comunicativas para unir as ações intersetoriais, com o intuito de assegurar aos escolares condições de ampliar os saberes acerca da promoção, prevenção e recuperação.
Palavras-chave: Roda Socializadora. Território. Agir comunicativo. Discussão emancipatório.

Abstract:
Introduction: The primordial focus of this research is on the relevance of communicative process among health professionals and educators along with Health Program in School. So, by socialization group, we listed the communicative factor for setting spaces to shape a main person whose emancipatory speech is able to create a link between the bi-sectorial partners both in health and education. Objective: In a municipal public school in Ceará located in neighborhood Bom Jardim in Fortaleza city, it’s to articulate the experience of the socialization group with health professionals and educators. Methodology: The study has its scientific structure guided by the research-participant, in which the subject researcher is inserted in the environment of the population studied, being that the three meetings of formation through the Roda Socializadora were realized between the months of September to November of 2018 The health professionals belonging to the Health in School Program and the teachers of the municipal public school in Grande Bom Jardim were invited to participate in the Socializing Wheels. The professionals went through interviews to understand a little about their profile and, consequently, after that moment the invitation to participate in bi-sectoral training was carried out. The professionals interviewed were 12 in total, with the Socializing Wheels the following training: first meeting 10 participants; second meeting 6 participants; and the third meeting 5 participants. One of the factors contributing to the formulation of the evidence was the link between the subject and the study participants. For, while we were debating about the actions of the PSE, we also expanded the possibilities of intervention in the communicative implementation between education and health professionals. Conclusion: Finally, it is considered that research in the bi-sectoral field must permeate the professional universe of the subjects who live the daily anxieties in their environments of performance. Both the school and the UAPS should seek out communicative outlets to bring together intersectoral actions, with the purpose of assuring the students the conditions to expand the knowledge about promotion, prevention and recovery.
Keywords: Socialization group. Area. To act communicative. Emancipatory debate.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
RODRIGUES, EMANOEL MÁRCIO DA SILVA. A FORMAÇÃO BI-SETORIAL ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE: O AGIR COMUNICATIVO NO CONTEXTO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. 2019. 130 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1