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Repositório Institucional - UECE
Título:
BANDA LARGA NAS ESCOLAS DE PARACURU (CEARÁ): DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA FEDERAL DE INCLUSÃO DIGITAL NAS DUAS MAIORES ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO, NO PERÍODO DE 2008 A 2010

Autor(es):
ARAÚJO, FRANCISCO NERILSON MOREIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2014

Resumo:
A inclusão digital está presente nas políticas públicas do nosso cotidiano, através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), promovendo o crescimento e ganhando uma dimensão socioeconômica quando direcionadas à Educação e associadas à banda larga. A política pública surge assim como uma forma de equacionar problemas econômicos e sociais de maneira a promover o desenvolvimento. Analisando a descrição do processo de implementação no período temporal de 2008 a 2010, na abordagem top-down, do programa de inclusão digital denominado Banda Larga nas Escolas Públicas Urbanas (PBLE) do Governo Federal, o presente artigo é um estudo sistemático e reflexivo de apoio aos gestores técnico-educacionais no sentido de ajudá-los a introduzir no ambiente escolar um programa de inclusão sociodigital que utiliza as TIC’s, associadas à banda larga. Portanto, nosso objetivo é descrever a implementação do PBLE nas duas maiores escolas públicas municipais de Paracuru – segundo o número de alunos matriculados –, quanto à funcionalidade e adequação técnica às leis e normas governamentais e, consequentemente, facilitar a sua execução futura em outras escolas. Como fontes de pesquisas usamos as leis que instituíram o PBLE, o portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os relatórios produzidos pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE) e Prefeitura Municipal de Paracuru (PMP). O referencial teórico se baseia nas obras de autores como Brandão (1985), Castells (1999, 2004), Freire (1979, 1996), Kenski (2007), Lévy (1999a, b, c, 2010a, b), Libâneo (1994, 2001), Morin (1977, 2002), Saviani (1991, 2007a, b), Siqueira (2005), Schmidt e Cohen (2013), Veen e Vrakking (2009) e Wilhelm (2003). A metodologia do estudo privilegia técnicas de observação participante junto às escolas, bem como à categoria formativa ou de processo; as pesquisas bibliográficas, documentais e exploratórias com os diversos gestores envolvidos; visitas às duas maiores escolas de ensino fundamental estudadas e vivência in loco do PBLE devido ao labor. Na investigação encontramos problemas políticos e de comunicação. Os resultados ora vão de acordo com a legislação de criação e implementação; ora não.
Palavras-chave: Políticas públicas. Implementação. Tecnologias na educação. Inclusão digital. Escolas municipais.

Abstract:
Digital inclusion is present in our everyday public policies through Information and Communication Technologies (ICT), promoting growth and earning a socioeconomic dimension when directed to education and associated broadband. Public policy emerges as a way of solving economic and social problems in order to promote development. Looking at the description of the implementation process in the time period from 2008 to 2010, the top-down approach, the digital inclusion program called Broadband in Urban Public Schools (PBLE) of the Federal Government, this article is a systematic and reflective study supporting technical and educational managers to help them enter the school environment one sociodigital inclusion program that uses ICT’s, associated with broadband. Therefore, our goal is to describe the implementation of PBLE in the two largest public schools in Paracuru – according to the number of students enrolled – In functionality and technical suitability to government laws and regulations and therefore facilitate their future implementation in other schools. As research sources use the laws that established the PBLE, the portal National Fund for Education Development (FNDE), the reports produced by the Ministry of Education (MEC), Department of Education of the State of Ceará (SEDUC) and Municipality of Paracuru (PMP). The theoretical framework is based on the works of authors such as Brandão (1985), Castells (1999, 2004), Freire (1979, 1996), Kenski (2007), Lévy (1999a, b, c, 2010a, b), Libâneo (1994, 2001), Morin (1977, 2002), Saviani (1991, 2007a, b), Siqueira (2005), Schmidt and Cohen (2013), Veen e Vrakking (2009) and Wilhelm (2003). The study methodology favors participant observation techniques in the schools, and the training category or process; bibliographic, documentary and exploratory research with the various managers involved; visits to the two largest elementary schools studied and experience in loco PBLE due to labor. Research found political and communication problems. The results now go according to the rules of creation and implementation; sometimes not.
Keywords: Public policy. Implementation. Technologies in education. Inclusion digital. Municipal schools.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ARAÚJO, FRANCISCO NERILSON MOREIRA. BANDA LARGA NAS ESCOLAS DE PARACURU (CEARÁ): DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA FEDERAL DE INCLUSÃO DIGITAL NAS DUAS MAIORES ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO, NO PERÍODO DE 2008 A 2010. 2014. 301 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2014) - Universidade Estadual do Ceará, , 2014. Disponível em: Acesso em: 12 de maio de 2024

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