Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SYSMS: sistema de estímulo continuado em EAD

Autor(es):
Peixoto, Paulo Gledson Ribeiro

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Neste trabalho, foi realizado um estudo de caso em uma turma de servidores docentes e não docentes de uma disciplina de um curso a distância do Programa PROFUNCIONÁRIO do interior do estado do Ceará. O estudo consistiu na análise de comportamento dos alunos frente a uma ferramenta chamada SYSMS que disparava mensagens de motivação e feedbacks do tutor, diretamente para os celulares dos alunos. O intuito foi avaliar se estas mensagens poderiam incentivá-los a acessar mais ao ambiente virtual e, dessa forma, realizar mais atividades, interagir nos fóruns, se relacionar de forma mais estreita e intensa com a disciplina, tutor e turma, reduzindo o acúmulo de tarefas, e consequentemente, reduzindo a probabilidade de evasão. Os dados foram levantados durante 12 semanas entre os meses de setembro a dezembro do ano de 2016. Nas quatro primeiras semanas da disciplina de Administração de Materiais, as mensagens não foram enviadas e percebeu-se que a grande maioria dos alunos com o passar do tempo reduziu o número de acessos, efeito comum que já havia sendo observado em outras disciplinas. Nas quatro semanas restantes, quando o SYSMS foi aplicado, notou-se um aumento significativo tanto no número de acessos como também na quantidade de dias por semana em que o ambiente foi acessado. Foi realizada também com a mesma turma a análise de comportamento em uma disciplina anterior sem a implantação do sistema SYSMS. Ao se comparar as duas disciplinas, verificou-se que houve um aumento significativo nos acessos e na média de dias por semana acessados. Em número de acessos o aumento foi de 71% e o crescimento em quantidade de dias acessados por semana foi de 76%. Assim, a ferramenta SYSMS se apresentou como uma auxiliar bastante interessante como forma de motivar o estudante a acessar o ambiente para que se possa reduzir a possibilidade de abandono da disciplina e até mesmo do curso. Palavras-Chave: Educação a distância. Motivação. SMS. Estímulo-resposta.

Abstract:
This work is a case study performed with a class of teachers and non-teachers, in a distance course named PROFUNCIONÁRIO, from state of Ceará. The study analyzed students’ behavior using SYSMS, a tool that sent messages to motivation and feedback from tutor directly to students' cell phones. The purpose was to evaluate if these messages could encourage them to access more the virtual environment and thus, to carry out more activities, to interact in the forums and to relate more closely and intensely with the discipline, tutor and class, reducing the accumulation of tasks, and consequently, reducing the probability of evasion. The data were collected during 12 weeks between September and December 2016. In the beginning, messages were not sent during four weeks. Noticed the most of the students reduced the number of access, a common effect already observed in other disciplines. In the last four weeks, when SYSMS was applied, there was an increase in both the number of hits and the number of days per week the virtual learning enviroment was accessed. We performed the same class behavior analysis in a previous discipline without implementation of SYSMS tool. Comparing both disciplines, there was an increase in accesses and in average number of days accessed per week. There was 71% increase of accesses and 76% in number of days accessed per week. Thus, the SYSMS can be used as an interesting aid to motivate students to access virtual learning environments, reducing the possibility of giving up the course. Key-Words: Distance learning. Motivation. SMS. Stimulus-response.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Peixoto, Paulo Gledson Ribeiro. SYSMS: sistema de estímulo continuado em EAD . 2017. 73 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1