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Repositório Institucional - UECE
Título:
O TURISMO E AS RELAÇÕES DE CONSUMO NOS HOTÉIS DA AV. BEIRA MAR DE FORTALEZA-CE: UM ESTUDO SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E GESTÃO HOTELEIRA

Autor(es):
LEAL, MYRELA CARLOS SALES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A dissertação analisa, sob a perspectiva da microeconomia, os impactos da regulação das relações de consumo na atividade hoteleira. O objetivo é, considerando a normalização e políticas estatais existentes, verificar se os problemas contam com tratamento adequado e regras eficientes, pela regulação das relações de consumo. A atividade de hospedagem em hotéis exige a prestação de serviço de qualidade e excelência, mas são recorrentes as imperfeições econômicas por razões da assimetria informacional, regulação ineficiente, externalidades e por ser serviço realizado por pessoas. Analisa-se como o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e órgãos estatais desempenham e ajudam na solução dos problemas. Estudou-se a atividade hoteleira e a qualidade do serviço; em seguida é feita a abordagem acerca das principais imperfeições atinentes ao mercado específico da hotelaria; por fim analisa-se o Código de Proteção e Defesa do Consumidor e os órgãos estatais de intervenção. A pesquisa foi feita em hotéis da Av. Beira Mar de Fortaleza, Ceará. Adotou-se metodologia exploratória com abordagem dedutiva e quanti-qualitativa. Os resultados obtidos foram analisados à luz da revisão bibliográfica e do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Conclui-se que é necessário ampliar a divulgação do código no meio hoteleiro, principal norma reguladora da relação existente entre empresa e hóspedes, de modo a que se tenha consciência; tanto os fornecedores quanto os consumidores dos direitos e deveres garantidos por lei.
Palavras-chave: Turismo. Hotelaria. Consumidor. Direito. Gestão. Economia.

Abstract:
The dissertation analyzes, from the perspective of microeconomics, the impacts of the regulation of consumer relations in the hotel business. The objective is, considering the standardization and existing state policies, to verify if the problems count on adequate treatment and efficient rules, by the regulation of the relations of consumption. The hotel accommodation activity requires quality service and excellence, but economic imperfections are recurrent because of informational asymmetry, inefficient regulation, externalities and because it is service performed by people. It examines how the Consumer Protection and Protection Code and state agencies play and help in solving problems. The hotel activity and the quality of the service were studied; Then the approach is made about the main imperfections related to the specific market of the hotel industry; Finally, the Consumer Protection and Protection Code and the state intervention agencies are analyzed. The research was done in hotels of Av. Beira Mar de Fortaleza, Ceará. We adopted an exploratory methodology with a deductive and quantitative approach. The results obtained were analyzed in the light of the literature review and the Consumer Protection and Protection Code. It is concluded that it is necessary to increase the dissemination of the code in the hotel industry, the main rule regulating the relationship between business and guests, in order to be aware; Both the suppliers and the consumers of the rights and duties guaranteed by law.
Keywords: Tourism. Hospitality. Consumer. Protection. Management. Economy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
LEAL, MYRELA CARLOS SALES. O TURISMO E AS RELAÇÕES DE CONSUMO NOS HOTÉIS DA AV. BEIRA MAR DE FORTALEZA-CE: UM ESTUDO SOBRE O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E GESTÃO HOTELEIRA. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

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