O consumo colaborativo surge como uma nova forma de consumir com base no
compartilhamento e colaboração, fomentado pelos avanços tecnológicos,
impulsionado por motivos pessoais e questões ambientais, econômicos e sociais,
equilibrando os desejos e necessidades de forma sustentável. O presente trabalho
procura analisar os fatores que influenciam o uso de transportes compartilhados, mais
especificamente, analisar os principais motivos que levaram os alunos dos cursos de
Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social (cursos que compõe o CESA) da
Universidade Estadual do Ceará (UECE) a utilizarem as bicicletas compartilhadas de
Fortaleza (Bicicletar) e os carros elétricos (VAMO). A pesquisa foi desenvolvida
através da aplicação de 253 questionários, de forma impressa (155) e online (98)
através da ferramenta Formulários Google. Os resultados foram inseridos no software
Microsoft Excel 2013, sendo possível fazer a análise dos dados através de tabelas
com as médias de cada indicador, tabelas dinâmicas e gráficos (barra, pizza e
colunas). Após análise dos dados foi identificado que a maioria dos respondentes não
utilizaram os transportes compartilhados pesquisados neste trabalho, o motivo mais
mencionado foi de que a distância entre as estações e as residências das pessoas
eram extensas, enquanto as pessoas que utilizam os transportes compartilhados
informaram que usam mais para o lazer. Sobre os fatores que influenciam o uso dos
transportes pôde-se observar as varáveis que apresentaram maior concordância que
são elas: a economia de custos, conveniência, consciência socioambiental e crença
no bem comum, muitos também concordaram que há riscos.
Palavras chaves: Consumo colaborativo. Transporte compartilhado.
Compartilhamento.