Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
“Afiando palavras”: customização e estruturação de um AVA para o ensino da leitura com proposta metodológica própria

Autor(es):
Rocha, Jefrei Almeida

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2013

Resumo:
Essa dissertação relata a construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, bem como a idealização de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. As deficiências na leitura dos alunos da rede pública foram constatadas por avaliações de âmbito nacional e estadual. Buscando desenvolver uma proposta para diminuir essas deficiências, inicialmente, foi idealizada uma proposta de sequência didática com três fases em cada momento de leitura: motivação; ampliando a leitura e descontração; no segundo momento, foi criado um AVA e estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada; por fim, foi realizada a utilização do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará, com turmas de séries distintas, seguindo a proposta metodológica do ambiente e integrando diversas mídias. Após o período de utilização, foram coletadas as primeiras impressões dos usuários acerca do ambiente, e os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Tendo sido concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e de sua proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas. Também observamos a pertinência do uso do ambiente como uma extensão da sala de aula convencional em disciplinas além da de língua portuguesa. No entanto, foram evidenciadas duas realidades que dificultaram em alguns momentos o bom desenvolvimento das atividades nas escolas: a necessidade de uma formação presencial para a utilização da tecnologia com os professores, gerada por uma formação deficiente ou pela ausência de oportunidades de formação continuada; e, uma urgente melhoria no serviço de internet nas escolas públicas, visto que muitas vezes a conexão da rede é muito lenta ou é parcialmente inoperante.
Como estudos futuros, encaminhamos a criação e incorporação de uma proposta metodológica para o ensino da escrita, sendo necessário realizar algumas alterações na estrutura da plataforma, visando esponder às exigências do processo de aprendizagem de produção textual escrito. Palavras chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Ensino da leitura e AVA; Sequências didáticas; Leitura – Proposta metodológica.

Abstract:
This dissertation is about the construction of a Virtual Learning Environment (VLE) used for development and teaching of reading in public schools of Ceara, as well as an idealization of a methodological proposal and its use by teachers and students at three state public schools. The deficiencies on students’ reading were perceived by state and national exams. In order to tackle those problems, first, a proposal of a didactic sequence was presented in three phases in each reading moment: motivation; enhancing reading and relaxation; in the second moment, a VLE was created according to idealized proposal; finally, the VLE was used at three public schools in Ceara, in different grades, following the methodological proposal of the software and integrating several media. After the period of testing, as we were searching for users’ first impressions, subjects answered an assessment questionnaire on the VLE and on the methodological proposal. After analyses of meeting annotations and workshops with subjects, a great contribution of the software and of the methodological proposal to reading development and teaching process was found out. We also observed the importance of the
software as an extension of regular classroom in other subjects besides Portuguese. However, two realities came up and they prevented the success of school activities: the need to instruct teachers on new technologies because of a flawed syllabus on their professional education or because they lack
opportunities for a continuous development and training; and, the need to improve the quality of Internet services at public schools, for very often connection is too slow or partially useless. As future research, we have begun working on the creation and incorporation of a methodological proposal to
teach writing and to do so, it is necessary to make some adjustments on platform structure, in order to meet the demands of text production learning.
Keywords: Virtual Learning Environment (VLE); Teaching of reading and VLE; Didactic sequences; Reading - methodological proposal.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Rocha, Jefrei Almeida. “Afiando palavras”: customização e estruturação de um AVA para o ensino da leitura com proposta metodológica própria. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2013) - Universidade Estadual do Ceará, , 2013. Disponível em: Acesso em: 7 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1