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Repositório Institucional - UECE
Título:
O PAIC E O DESAFIO DE ERRADICAR O ANALFABETISMO INFANTIL NO CEARÁ

Autor(es):
SOUSA, ANA PAULA SARAIVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
Esta dissertação trata do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e sua influência na redução do analfabetismo no Ceará. A pesquisa buscou compreender como a Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COPEM) utiliza os resultados de aprendizagens dos alunos cearenses para o desenvolvimento do Programa. O caminho metodológico da pesquisa adotou abordagem qualitativa, com estudo de caso único, realizado na COPEM, situada no município de Fortaleza-Ce. Esta foi criada em 2017 e é responsável pela gerência do Programa de Alfabetização na Idade Certa, criado também em 2007. Configura-se como maior programa de educação do Estado do Ceará que objetiva combater o analfabetismo. De modo específico intentou-se analisar a criação do Programa PAIC no Estado do Ceará; caracterizar o papel da COPEM/SEDUC no desenvolvimento dessa política e compreender como se constituem as ações de planejamento da COPEM e o uso de dados e indicadores de aprendizagem das avaliações do estado, considerando a perspectiva de gestores. As categorias teóricas que deram suportem à investigação foram avaliação e gestão de resultados. Foi utilizado como técnica a coleta de dados, por meio das entrevistas semiestruturadas, e sua análise, por triangulação de dados, para captar as concepções e percepções dos gestores do PAIC, do período de 2007 a 2014, sobre a gestão do programa e a influência dos resultados sobre ela. A pesquisa apresenta como principais constatações de estudo: que o estudo das avaliações tem papel fundamental para embasar as tomadas de decisão dos gestores e que, nesta perspectiva, as organizações públicas precisam constantemente se apropriar desses resultados, aprofundando-os para compreender o que realmente acontece com a aprendizagem dos alunos, e não só divulgá-los. Trabalhar uma gestão por resultados, fazendo uso das avaliações, contribui para a eficiência do programa e é um constante desafio dentro das políticas públicas.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Gestão de resultados. Política pública.

Abstract:
This dissertation deals with the Literacy Program in the Right Age (PAIC) and its influence on the reduction of illiteracy in Ceará. The research seeks to understand how the Coordination of Cooperation with Municipalities (COPEM) uses the learning results of students from Ceará to develop the Program. The methodological approach of the research adopted a qualitative approach, with a single case study, carried out at COPEM, located in the city of Fortaleza-CE. This was created in 2017 and is responsible for the management of the Literacy Program in the Right Age, created also in 2007, is the largest education program in the state of Ceará that seeks to combat illiteracy. Specifically, we attempted to analyze the creation of the PAIC Program in the State of Ceará; To characterize the role of COPEM / SEDUC in the development of this policy and to understand how the COPEM planning actions are constituted and the use of data and learning indicators of the state evaluations, considering the perspective of managers. The theoretical categories that gave support to the investigation were evaluation, and management of results. Data collection was used as a technique and, through semi-structured interviews, it was possible to capture the conceptions and perceptions of the PAIC managers, from 2007 to 2014, on the management of the program and the influence of the results on it. The main findings of the study are that the study of evaluations has a fundamental role to play in the decision-making of managers and that, from this perspective, public organizations must constantly take ownership of these results, deepening them to understand what is really happening With the students' learning, and not only publicize them. Working results-based management using evaluations contributes to the program's effectiveness and is a constant challenge within public policies.
Keywords: Evaluation. Learning. Results management. Public policy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, ANA PAULA SARAIVA. O PAIC E O DESAFIO DE ERRADICAR O ANALFABETISMO INFANTIL NO CEARÁ. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 16 de abril de 2024

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