Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MEMÓRIAS DE UMA FORMAÇÃO:TEORIA E PRÁTICA

Autor(es):
SOUSA, FERNANDA VIEIRA DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O presente trabalho descritivo apresenta questões referentes à minha experiência acadêmica, como estudante do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará(UECE) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, no pólo de Quixeramobim. Dessa forma, represento fatos que ocorreram na minha história de vida. O objetivo desse memorial foi retratar minha trajetória de formação, relatando também as práticas educacionais adquiridas durante o curso. Quanto à organização do memorial está subdividido em três eixos: o primeiro aborda a minha trajetória de formação, o segundo as experiências significativas na prática docente, e, o último trata da construção identitária como docente. No que diz respeito à fundamentação teórica, utilizei os seguintes autores: Paulo Freire(1996), Vigotsky(1998), Emília Ferreiro(1999), Piaget(1989). Ao escrever este trabalho tive a oportunidade de lembrar todas as experiências significativas, confirmando a minha verdadeira vocação como profissional na área da educação. Afirmo ainda que este trabalho contribui muito para minha formação como educadora. Pois além das aprendizagens adquiridas, pude resgatar em minha memória momentos bons e ruins. Nos quais soma e fortaleçam cada vez mais a minha vontade de ser alfabetizadora.
Palavras-Chave: Memorial. Trajetória de Formação. Experiências Significativas.

Abstract:
The present descriptive work presents subjects regarding my academic experience, as a student of the course in pedagogy of Universidade Estadual do Ceará (UECE) in partnership with the Open University of Brazil, at the pole of Quixeramobim. That way, I represent facts that occurred in my life story. The purpose of this memorial was portraying my training career, reporting also educational practices acquired during the course. As for the Organization of the memorial is divided into three areas: the first deals with my track record of training, the second significant experiences in teaching practice, and the latter deals with the construction of identity as a teacher. As regards the theoretical foundation, I used the following authors: Paulo Freire (1996), Vigotsky (1998), Emilia Ferreiro (1999), Piaget (1989). In writing this work had the opportunity to remember all the significant experiences, confirming my true calling as a professional in the field of education. I state that this work contributes a lot to my background as an educator. As well as learning acquired, could rescue in memory of good times and bad. In which sum and strengthen more and more my desire to be a tutor.
Keywords: Memorial. Trajectory formation. Significant Experiences.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
SOUSA, FERNANDA VIEIRA DE. MEMÓRIAS DE UMA FORMAÇÃO:TEORIA E PRÁTICA. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1