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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Utilização do ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial na graduação de enfermagem

Autor(es):
Freitas, Alisson Salatiek Ferreira de

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
As metodologias educacionais têm se apropriado de instrumentos tecnológicos que possibilitem a compreensão e participação dos discentes com a finalidade precípua de um processo de ensino-aprendizagem bem estruturado. Nessa mesma perspectiva, as diretrizes curriculares nacionais de enfermagem têm se reestruturado na busca do desenvolvimento de habilidades e competências que alcancem as necessidades reais da atuação profissional do enfermeiro. Diante desses aspectos, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem têm se apresentado como uma importante ferramenta na formação da equipe de enfermagem na modalidade EAD. Então, surge a questão: Como se estabelece a utilização do ambiente virtual de
aprendizagem no ensino presencial de um curso de graduação em enfermagem na ótica dos docentes? Tem-se como objetivo geral compreender a utilização do AVA por docentes no ensino presencial de um curso de graduação em enfermagem em Fortaleza-CE e, mais especificamente, traçar o perfil dos docentes investigados neste estudo; identificar o processo formativo vivenciado pelo docente para a utilização do AVA; descrever como o docente articula a utilização do AVA às estratégias educacionais presenciais; caracterizar as potencialidades e limitações para utilização das ferramentas disponíveis no AVA; e identificar a contribuição do AVA para o desenvolvimento de competências para o enfermeiro na ótica do docente. Tratou-se de um estudo de campo descritivo do tipo transversal e de abordagem qualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior privada, situada na área da Secretaria Regional III, no município de Fortaleza, Ceará. Teve-se uma amostra de 10 docentes do curso de enfermagem que utilizam o AVA como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. A coleta ocorreu por meio de uma entrevista semi-estruturada no período de fevereiro a março de 2015, seguindo os aspectos éticos em conformidade com a Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Nessa perspectiva, optou-se por desenvolver a análise temática. Surgiu como temática a apropriação do ambiente virtual de aprendizagem, contendo como categoria o tema redescobrindo o caminho. A segunda temática contem o título o processo de ensino-aprendizagem e a utilização do ambiente virtual de aprendizagem, possuindo as categorias articulando as ferramentas do ambiente virtual em prol do ensino e aprendizagem; e a utilização das ferramentas do ambiente virtual aprendizagem: potencialidades e limitações e competências estimuladas pelo ambiente virtual de aprendizagem na formação do enfermeiro. A maioria dos entrevistados é do sexo feminino e com a faixa de idade concentrada entre 31 a 40 anos. Todos já haviam obtido experiências na utilização do AVA anteriormente. O estudo constatou que os docentes ainda enfrentam dificuldades em associar a utilização das ferramentas disponibilizadas pelo AVA com o processo metodológico desenvolvido e planejado para suas disciplinas, apesar de alguns terem conseguindo efetivar a utilização do fórum como uma ferramenta de continuidade da aprendizagem do aluno. Os desafios ainda são muitos no tocante à utilização do ambiente virtual de aprendizagem em disciplinas presenciais. Contudo, o compartilhamento de experiências de novas aprendizagens e a ousadia de docente e discente de inovar o processo de formação de conhecimento favorecem uma melhor compreensão e aplicabilidade de estratégias mais organizadas e fundamentadas. Palavras-chave: Enfermagem. Tecnologia Educacional. Ensino Superior.

Abstract:
Educational methodologies have appropriate technological tools that enable the understanding and participation of students with the main purpose of a wellstructured teaching-learning process. In this perspective, national curriculum guidelines of nursing have been restructured in the pursuit of developing skills and competencies that meet the real needs of professional nursing practice. Concerning hese aspects, the Virtual Learning Environments (VLE) have emerged as an important tool in the training of nursing staff in distance learning mode. Therefore,this question arises: How is the use of the VLE in the teaching of an undergraduate class of nursing established from the viewpoint of teachers? The main objective of this study is to understand the use of VLE by teachers in the teaching of an undergraduate class of nursing in Fortaleza; and, more specifically, to profile the teachers investigated in this study; to identify the educational process experienced by the teacher who uses the VLE; to describe how the teacher articulates the use of VLE with face educational strategies; to characterize the potential and limitations of the use of the tools available in VLE; and to identify the contribution of VLE nurses’ skills development from the viewpoint of teaching. This was a field study, crosssectional descriptive and qualitative approach which was done in a private Higher Education institution, located in the area of the Secretaria Regional III, in Fortaleza, Ceará. A sample of 10 teachers from the nursing program who were using the VLE as a tool in the teaching and learning process was drawn. The collection took place through a semi-structured interview from February to March 2015, following the ethical aspects according to the Resolution No. 466/2012 of the National Health Council. To this end, it was decided to develop a thematic analysis. The theme that emerged was the ownership of the Virtual Learning Environment containing a category with the title rediscovering the path. The second theme emerged was the teaching and learning process and the use of the Virtual Learning Environment, with the categories articulating the tools of the virtual environment in favor of teaching and learning; and the use of the Virtual Learning Environment tools: potentials and limitations and skills stimulated by the Virtual Learning Environment in nursing education. Most respondents are female and the age group concentrated between 31 and 40 years old. Everyone had previous experience in the use of VLE. The study found that teachers still have difficulties in linking the use of the tools provided by the VLE with the methodological process developed and planned for their classes,lthough some have managed to use the forum as a continuous tool of students’ learning. There are still a lot of challenges concerning the use of the Virtual Learning Environment in class. However, sharing new learning and teaching experiences and the challenge of students and teachers to innovate the process of knowledge formation promote a better understanding and applicability of more organized and substantiated strategies. Keywords: Nursing. Educational technology. Higher Education.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Freitas, Alisson Salatiek Ferreira de. Utilização do ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial na graduação de enfermagem. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 3 de maio de 2024

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