Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT) A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES

Autor(es):
SOUSA, THATIANE FERNANDES DE

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Esta pesquisa tem como objeto a percepção dos professores diretores de turma em relação ao Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na escola Alfa, localizada em Fortaleza (CE). O PPDT foi implantado nas escolas públicas estaduais do Ceará a partir de 2008 e visa reduzir a evasão, melhorar o rendimento escolar e trabalhar junto às emoções dos alunos. O objetivo geral dessa pesquisa é compreender a percepção dos professores sobre o Projeto Professor Diretor de Turma. Metodologicamente utilizou-se abordagem qualitativa e estudo de caso com o uso de entrevista semiestruturada realizadas com sete professores diretores de turmas. Os resultados foram analisados por meio de categorização. Constatou-se que dentre os aspectos que mais prejudicam a ocorrência de melhores resultados do projeto os mais expressivos, na percepção dos professores, são: falta de formação continuada para os professores; pouco tempo para realizar um elevado número de atividades; dificuldade de envolvimento da comunidade escolar em torno do projeto. Os professores consideraram a proposta do projeto relevante para melhorar o relacionamento entre professores e alunos, além de colaborar no trato com as emoções e o disciplinamento deles. No entanto, acreditam que a execução do projeto não ocorre satisfatoriamente no sentido de atingir os objetivos esperados, alguns dos motivos são: falta de tempo para o projeto; pouca participação dos pais; ausência de retorno dos instrumentais aos alunos e professores; excesso de atribuições dadas ao professor.
Palavras-chave: Professor diretor de turma. Evasão. Aprendizagem. Emoção.

Abstract:
This research aims at the perception of classroom teachers in relation to the Teacher Project Director (PPDT) at Alfa School, located in Fortaleza (CE). The PPDT was implemented in the state public schools of Ceará from 2008 and aims to reduce dropout, improve school performance and work with the emotions of the students. The general objective of this research is to understand the perception of the teachers about the Project Professor Director of Class. Methodologically, we used a qualitative approach and a case study with the use of a semi-structured interview with seven class directors. The results were analyzed through categorization. It was observed that among the aspects that most affect the occurrence of better project results, the most expressive in the teachers' perception are: lack of continuous training for teachers; little time to carry out a high number of activities; difficulty in involving the school community around the project. The teachers considered the project proposal relevant to improving the relationship between teachers and students, as well as collaborating in dealing with their emotions and disciplining them. However, they believe that the execution of the project does not occur satisfactorily in the sense of achieving the expected objectives, some of the reasons are: lack of time for the project; little participation of the country; absence of return of instruments to students and teachers; attributions given to the teacher.
Keywords: Teacher class director. Perception. Evasion. Learning. Emotion.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SOUSA, THATIANE FERNANDES DE. O PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA (PPDT) A PARTIR DAS PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES. 2017. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1