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Repositório Institucional - UECE
Título:
VANTAGEM COMPETITIVA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA OS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE FORTALEZA: DESAFIOS DE UMA ADMINISTRÇÃO EFICIENTE

Autor(es):
DUTRA, REGINA CLÁUDIA BARBOSA FIDELES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A temática deste trabalho é a vantagem competitiva do comércio eletrônico nos meios de hospedagem. O trabalho tem como objetivo verificar se existe a vantagem competitiva na utilização do comércio eletrônico pelos operadores de meios de hospedagem no Brasil e, em especial, na cidade de Fortaleza. Cabe analisar se ocorre a relação entre o aumento das negociações através do comércio eletrônico e, consequentemente, a caracterização da vantagem competitiva frente aos concorrentes, obtida com o aumento da Taxa de Ocupação (TO). Ao longo do trabalho pretende-se estabelecer e analisar os conceitos da vantagem competitiva, comércio eletrônico, meios de hospedagem, inovação e estratégia alinhados com os ensinamentos de Porter, Mintzberg e Schumpeter. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela análise descritiva, exploratória, bibliográfica e qualitativa, adotando fatos históricos para explicar o processo de desenvolvimento do objeto, entrevistas estruturadas, observação direta, registros fotográficos e pesquisa escrita. As respostas obtidas na pesquisa foram tratadas sob o olhar dos fundamentos dos teóricos críticos supracitados. Ao final, pretende-se apresentar os resultados e análise da pesquisa com possíveis contribuições advindas do estudo para a gestão administrativa e tributária, tornando-as mais eficientes.
Palavras-chave: Vantagem Competitiva. Comércio Eletrônico. Meios de Hospedagem. Inovação. Estratégia.

Abstract:
The theme of this paper is the competitive advantage of the electronic commerce in means of hosting. The paper has as objective to verify if there is a competitive advantage in the use of electronic commerce by the operators of means of hosting in Brazil and, specially, in Fortaleza. Just as to analyze if there is a relation between the growth of negotiations through the electronic commerce and, hence, the characterization of competitive advantage before the competitors, obtained with the growth of the Occupation Tax (OT). Along the paper, it is intended to establish and analyze the concepts of competitive advantage, electronic commerce, means of hosting, innovation, and strategy aligned with the teachings of Porter, Mintzberg and Schumpeter. As methodological procedures, it was chosen the descriptive, explorative, bibliographic, and qualitative analysis, adopting historic facts to explain the process of development of the object, structured interviews, direct observation, photographic records, and written research. The obtained answers in the research were treated under the view of the above critical scholar’s fundaments. In the end, it is intended to present the results and the analysis of the research with possible contributions arising from the study to administrative and tax management, making them more efficient.
Keywords: Competitive Advantage. Electronic Commerce. Means of Hosting. Innovation. Strategy.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
DUTRA, REGINA CLÁUDIA BARBOSA FIDELES. VANTAGEM COMPETITIVA DO COMÉRCIO ELETRÔNICO PARA OS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE FORTALEZA: DESAFIOS DE UMA ADMINISTRÇÃO EFICIENTE. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

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