Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
FACEDUC: metodologia e ferramentas do facebook como apoio ao ensino e aprendizagem de biologia

Autor(es):
Felix, Stênio Freitas

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
As tecnologias estão à disposição da sociedade influenciando e modificando a forma de pensar e agir das pessoas. As Redes Sociais (RS) são exemplos notórios dessas influências e mudanças, com bilhões de usuários de todas as faixas etárias e tipos de relacionamentos. As RS possuem potencial para o compartilhamento de informações, discussões em rede, formação de grupos e outras qualidades tecnológicas que podem contribuir nos processos de ensino e aprendizagem. Na disciplina de Biologia do nível técnico integrado profissionalizante, professores enfrentam dificuldades nas atividades teóricas e práticas, quanto à colaboração, participação e estímulo dos alunos. Esta pesquisa vem contribuir para minimizar essas dificuldades. A proposta deste trabalho é desenvolver uma metodologia de uso do Facebook e realizar uma adaptação nesta rede social, visando o ensino e aprendizagem de Biologia. A esta ferramenta educacional chamou-se FACEDUC: Facebook Educacional. A metodologia adotada envolveu os alunos do 6º Semestre do ano de 2017 do Curso Técnico Integrado em Petroquímica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) do Campus Aracati-Ce. Foram formados 04 grupos de alunos que criaram páginas temáticas no Facebook. Cada página foi customizada para uso educacional dos conteúdos da disciplina de Biologia ministrados no período da pesquisa. O Facebook foi adaptado de forma a viabilizar a metodologia e as aulas práticas com o suporte do FACEDUC. Como resultados, obteve-se o uso desta rede social pelo professor e alunos, alcançando objetivos na construção do conhecimento, participação efetiva e estímulo nas atividades desenvolvidas pelos alunos, colaboração, e contextualização dos conteúdos desenvolvidos. Foram realizadas 60 publicações entre vídeos, fotos e links de vídeos, notícias com apoio de vídeos e artigos, sendo 47 realizadas pelos alunos e 13 pelo professor. Também foram medidas e analisadas várias métricas, vários parâmetros de produtividade. No FACEDUC obteve um resultado expressivo de pessoas envolvidas nas publicações (envolvimento), obtendo-se 295 pessoas nas páginas dos alunos e 573 nas páginas do professor, totalizando 868 pessoas entre integrantes do projeto e comunidade externa, as quais participaram curtindo, comentando ou compartilhando as publicações. Palavras-chave: Redes Sociais. Facebook. Ensino e aprendizagem. Impactos ambientais.

Abstract:
Technologies are readily available to society influencing and modifying the way people think and act. Social Networks (SN) are typical examples of these influences and changes, with billions of users of all ages and types of relationships. SN have potential for sharing information, online discussions, forming groups and other technological qualities that can contribute in processes of teaching and learning. In Biology of the intermediate level technical courses, teachers face difficulties in theoretical and practical activities, regarding the collaboration, participation and encouragement of students. This research will contribute to minimize these difficulties. The proposal of this study is to develop a methodology for the use of Facebook and perform a customization on this social network, for the teaching and learning of Biology. This educational tool is called FACEDUC: Facebook Educacional. The methodology adopted involved students of the 6th Semester of 2017 of the Integrated Technical Course in Petrochemistry of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) at Campus Aracati-CE. Four (4) groups of students were formed who created thematic pages on Facebook. Each page has been developed for educational use of the contents of Biology, taught during the time this research has lasted. Facebook has been customized to make the methodology and the practical classes feasible, with the support of FACEDUC. As a result, it has been obtained the use of this social network by the teacher and students, achieving goals in the construction of knowledge, effective participation and encouragement in activities developed by the students, collaboration, and contextualization of the contents developed. Sixty (60) publications were made, among videos, pictures and links to videos, news with supporting videos and articles, of which 47 were performed by students and 13 by the teacher. Additionally, various metrics and various parameters of productivity were also measured and analyzed. On FACEDUC, it has been obtained a significant result of people involved in the publications (involvement), obtaining 295 people on the student's pages and 573 on the teacher's pages, totaling 868 people, among members of the project and external community, who participated liking, commenting or sharing publications. Key-words: Social networks. Facebook. Teaching and Learning. Environmental Impacts.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Felix, Stênio Freitas. FACEDUC: metodologia e ferramentas do facebook como apoio ao ensino e aprendizagem de biologia . 2017. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 6 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1