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Repositório Institucional - UECE
Título:
ENTRE O MACHADO E O PUNHAL: CONFIGURAÇÕES DA VIOLÊNCIA EM TUTAMÉIA (TERCEIRAS ESTÓRIAS) DE JOÃO GUIMARÃES ROSA

Autor(es):
Diogo, Sarah Maria Forte

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Esta tese enfoca alguns contos de Tutaméia (Terceiras Estórias), de João Guimarães Rosa,
com o objetivo de observar as configurações da violência, que, segundo postulamos, são
recorrentes nesse livro. Para tanto, procedemos ao exame de parte da fortuna crítica do autor,
procurando buscar mais subsídios para abordar a construção da obra com quatro prefácios e as
considerações que Rosa faz sobre, por exemplo, paradoxos. Analisou-se ainda a contraposição
proposta pelo escritor entre “estória” e “História” e a possibilidade de compreender as
narrativas enquanto “contranarrativas”. A escolha recaiu em dezessete dos quarenta contos
que compõem a obra – “Antiperipléia”, “Arroio-das-Antas”, “A vela ao diabo”, “Azo de
almirante”, “Barra da Vaca”, “Como ataca a sucuri”, “Curtamão”, “Desenredo”, “Droenha”,
“Esses Lopes”, “Estória n°3”, “Estoriinha”, “Intruge-se”, “No prosseguir”, “Quadrinho de
estória”, “Sinhá Secada” e “- Uai, eu?” – e se justifica pela presença de quadros de violência
explícitos ou implícitos. Partimos da premissa de que, nessas narrativas selecionadas para
estudo, a violência funcione como tema estruturante do texto, tema a partir do qual se
organizam os demais assuntos que surgem nos contos. Além disso, observamos que em todas
as narrativas de Tutaméia a violência linguística está presente, com a proposição de um
“devir” da língua, uma língua que força e tensiona o pensamento a refletir sobre a própria
língua, a cultura e a sociedade. Destacamos a existência, ao lado dessa violência, de outras, as
violências sociais sedimentadas nos contos. Como resultado, constatamos que as violências
presentes nas narrativas revelam um paradoxo desse fenômeno esteticamente trabalhado nas
estórias: as violências libertam, mas, simultaneamente, aprisionam, pois também os algozes
são vítimas das consequências de atos violentos.
Palavras-chave: Guimarães Rosa; Tutaméia; Violência; Contranarrativa; Paradoxo.

Abstract:
This thesis is focused on Tutaméia ( Terceiras Histórias ) , by João Guimarães Rosa, in order
to analyze the configurations of violence in Antiperipléia, Arroio-das-Antas, A vela ao Diabo,
Azo de almirante, Barra da vaca, Como ataca a sucuri, Curtamão, Desenredo, Droenha,
Esses Lopes, História nº 3, Estoriinha, Intruge-se, No prosseguir, Quadrinho de estória,
Sinha Secada e –Uai, eu?. To do so, the research has examined the part of the author's critical
fortune, seeking to approach construction of the work with four prefaces and the
considerations that Rosa does about paradoxes, for example. It was also analyzed the
opposition proposed by the writer between story and history and the possibility of
understanding the narratives as "counter-narratives". The choice of stories is justified by the
presence of explicit or implicit pictures of violence. We assume that these seventeen
narratives, of forty that constitute the work, violence functions as a structural topic of the text.
From this topic, the other stories are, also, organized. Besides that, we observed that, in
all Tutaméia’s stories, the linguistic violence is presente, with the proposition of a ‘becoming’
in the language, a language that forces and tenses the thought. What interested us was the
existence, next to this violence, of the other violences - the social violences – materialized on
the paths adopted. As results, we noticed that the presente violences set free, but imprison and
the only carachters who escape from that are the ones who decide not to violate the others.
Keywords: Story; Counter narrative; Violence; Paradox; João Guimarães Rosa.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Diogo, Sarah Maria Forte. ENTRE O MACHADO E O PUNHAL: CONFIGURAÇÕES DA VIOLÊNCIA EM TUTAMÉIA (TERCEIRAS ESTÓRIAS) DE JOÃO GUIMARÃES ROSA. 2015. 175 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 23 de abril de 2024

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