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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Autor(es):
CORPES, ERILAINE DE FREITAS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
O processo de doação de órgãos para transplante é complexo e, neste momento, a assistência prestada pelo enfermeiro é fundamental, pois ele atua de forma ampla, por meio de cuidados à família e ao paciente doador, além de desenvolver atividades de coordenação e assistência. Objetivou-se conhecer o que os acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual do Ceará sabem sobre o processo de doação de órgãos. Trata-se de estudo quase-experimental, realizado na Universidade Estadual do Ceará com 18 acadêmicos do curso de graduação em enfermagem. O estudo se desenvolveu em três momentos, onde houve aplicação de questionários e realização de oficina. A pesquisa foi aprovada pelo CEP-UECE Parecer Nº 2.338.190. Os alunos tinham idade entre 19 e 40 anos, predominando o sexo feminino e cursavam o 6º ou 7º semestre. Referiram não ter vivenciado sobre o processo de doação de órgãos durante a graduação, mostrando na resolução do primeiro questionário algumas dificuldades. Posteriormente foi realizada a oficina para abordar melhor o assunto. Após 30 dias o mesmo questionário foi aplicado, buscando saber quais foram os conhecimentos adquiridos pelos alunos, onde esses demonstraram maior domínio no assunto abordado. Esse conhecimento e prática são fundamentais, uma vez que o enfermeiro precisa compreender as questões éticas, morais e até mesmo culturais que envolvem o processo de doação de órgãos, para que então o mesmo saiba como abordar a família e atuar nos cuidados que são essenciais para o potencial doador.
Palavras-chaves: Doação de órgãos; Educação em enfermagem; Relações Profissional - Família.

Abstract:
The process of donating organs for transplantation is complex and, at present, the assistance provided by the nurse is fundamental, since it acts broadly, through care to the family and the donor patient, in addition to developing coordination and assistance activities. The objective was to know what the nursing scholars of the State University of Ceará know about the process of organ donation. It is a quasi-experimental study, carried out at the State University of Ceará with 18 undergraduate nursing students. The study was developed in three moments, where questionnaires were applied and workshops were carried out. The survey was approved by CEP-UECE Opinion No. 2,338,190. The students were aged between 19 and 40 years, predominantly females and enrolled in the 6th or 7th semester. They reported not having experienced the process of donating organs during graduation, showing in the resolution of the first questionnaire some difficulties. Subsequently, the workshop was held to better address the issue. After 30 days the same questionnaire was applied, seeking to know what the knowledge acquired by the students. This knowledge and practice are fundamental, since nurses need to understand the ethical, moral, and even cultural issues involved in the organ donation process, so that they can understand how to approach the family and act on care that is essential for the potential donor.
Keywords: Organ donation; Nursing education; Professional Relations - Family.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
CORPES, ERILAINE DE FREITAS. CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ SOBRE O PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2018) – Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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