Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO ENTRE MUROS E GRADES: ESTUDO REALIZADO NA“PENITENCIÁRIA FEMININA DO ESTADO DO AMAPÁ”

Autor(es):
FERREIRA, JOSIANE PANTOJA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação busca analisar o papel das políticas públicas educacionais no processo de ressocialização das mulheres presas e egressas1, da Penitenciária Feminina do Estado do Amapá. O método utilizado para a concretização desse estudo científico foi o dialético, por possibilitar uma compreensão dinâmica da realidade, ao considerar os fatores econômicos, políticos, ou seja, o contexto histórico e social. Foi utilizado o tipo de pesquisa qualitativa, que se justifica pelo fato de ser a que mais se adéqua com os objetivos estabelecidos, por proporcionar por meio das respostas aos questionários, entrevistas e grupos focais verificar como as políticas públicas educacionais podem contribuir com o processo de ressocialização das internas, uma vez que esse tipo de abordagem possibilita a compreensão de fenômenos sociais. Para alicerçar o debate, pesquisamos as normativas que regulamentam e garantem a educação escolar no espaço prisional, onde constatamos a descontinuidade e o descaso, além da falta de responsabilidade dos servidores públicos e dos Gestores, na correta aplicação da lei. As mulheres em privação de liberdade sofrem os impactos da tripla exclusão, primeiro por serem das camadas populares da sociedade e não terem seus direitos garantidos; segundo, por estarem presas; e terceiro por serem mulheres (discriminação de gênero); situação que irá reverberar em sua vida e fará com que ela, ao sair do cárcere, seja ainda mais estigmatizada. Apesar de toda adversidade na concretização dos direitos educativos, as mulheres encarceradas e egressas do sistema prisional amapaense, que estudam, estudaram e as que tiveram ou têm seu direito a educação negado ou paralisado, reconhecem que a contribuição da educação para suas vidas vai além da decodificação, é o caminho para garantir ou acessar os direitos sociais, o que de alguma forma contribui ou contribuirá para o seu retorno à sociedade. Palavras-chave: Políticas Públicas. Mulher presa. Educação. Ressocialização.

Abstract:
This dissertation seeks to analyze the role of public policies in the process of resocialization of women and former graduates of the Female Penitentiary of the State of Amapá. The method used for the realization of the study of knowledge was the dialectic, because it enabled a dynamic dynamics of reality, when considering the speed factors, the political, that is, the historical and social context. The type of qualitative research, which is justified by the fact that it is more important, has as objectives the definition of goals, the selection of objectives and the objectives as public indicators, and can contribute to the process of resocialization of the internal ones, since this type of approach makes possible the understanding of social phenomena. To support the debate, as regulatory norms and guarantee a school education, is a reference to discontinuity and neglect, as well as lack of responsibility for the administration of managers, in the correct application of the law. Women do not have their rights to be excluded, they guarantee the exclusion of their rights. second, because they are trapped; and third for being women; The expectation is that his life and do with her, when leaving the jail, be further stigmatized. Despite all the adversity in the realization of educational rights, such as women incarcerated and graduates of the amapaense prison system, who study, study and conquer the right to study, decoding, the pathway to survival and the site social rights, the de some form important component or contribution for your return to society. Keywords: Public policies. Women arrested. Education. Resocialization.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FERREIRA, JOSIANE PANTOJA. EDUCAÇÃO ENTRE MUROS E GRADES: ESTUDO REALIZADO NA“PENITENCIÁRIA FEMININA DO ESTADO DO AMAPÁ”. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 16 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1