Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E ACADÊMICA DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO 6 NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA

Autor(es):
NOCRATO, QUITÉRIA CARMEM OLIVEIRA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
A Política Nacional de Educação Integral instituída pelo Ministério da Educação (MEC) “Educação Integral – texto referência para o debate nacional” (BRASIL, 2009), enfatiza as perspectivas da educação integral, provocando um debate nacional que objetiva instigar gestores, professores, pais, estudantes, a Universidade e aos que se encontram voltados para a construção de novos olhares frente aos novos desafios. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo geral Compreender o processo de Formação Cidadã e Acadêmica do jovem a partir da implantação da ETI na Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), no recorte temporal de 2014 a janeiro de 2019, à luz dos requisitos estabelecidos pela Constituição Federal, Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação e demais legislações correlatas; buscando analisar os resultados do processo de formação cidadã e acadêmica do jovem em uma escola de tempo integral. Foram utilizados como fonte de pesquisa, teóricos que dissertam sobre a trajetória histórica da Educação Integral nas três esferas governamentais. Dentre os principais, temos: Aranha (2006), que nos relembra as transformações históricas da escola pública; Moll (2012) que discute sobre a temática da educação integral e de ampliação do tempo escolar, como um processo que exige a implementação de políticas públicas,Costa (2010/2015) que nos ressalta o ideal formativo da proposta da ETI; Cavaliere (2010) e Maurício (2009) defendem que a Educação Integral que reconhece a pessoa em seus aspectos afetivo, cognitivo, físico e social. Machado e Nascimento (2018) ressaltam Anísio Teixeira, fundador das Escolas Parque. Trindade (2015), defensor de Darcy Ribeiro que lutou em prol da educação e das desigualdades sociais. Freire (1983), que reconhece o homem como objeto de sua própria cultura, e Jacques Delors (2012), ressaltando os Pilares da Educação. Para o levantamento de dados da pesquisa, foram realizadas consultas às fontes documentais (Legislação concernente ao tema) e aplicação de questionários com o gestor, dois professores coordenadores de área (PCA) e dois técnicos. Constatou-se como resultados que a escola apresenta-se se em pleno processo de mudança, tanto estrutural quanto em relação à proposta pedagógica inicial, observando-se um franco processo de amadurecimento e aprimoramento das práticas pedagógicas. Contudo, como desafio apontou-se manter o foco nos encaminhamentos pedagógicos em busca de atingir um maior destaque na formação acadêmica do jovem.
Palavras-chave: Política Pública. Educação Integral. Formação do jovem.

Abstract:
The National Policy of Integral Education, instituted by the Education Ministry (MEC) “Integral Education - reference text for the national debate” (BRAZIL, 2009), emphasizes the perspectives of integral education, causing a national debate that aims to instigate administrators, teachers, parents, students, the University, and the ones who focus on the construction of new perspectives before new challenges. In these terms, the main objective of this present study is to comprehend the juvenile process of academic and citizen formation from the implantation of“ETI” of Fortaleza Municipal Education Secretariat (SME), from 2014 to January 2019, under the requirements established by the Federal Constitution, Lawof Directives and Bases of National Education, National Education Plan, and other correlated laws, aimingto analyze the results of the juvenile academic citizen formation process in a full-time school in Education District 6.As sources of research, it was usedstudies of theoreticians who disserted about the historical trajectory of Integral Education in the three governmental spheres. Among the main ones, there are: Aranha (2006), who recalls about the historical transformations of the public school; Moll (2012), who discusses about the integral education issue and school time expansion as a process that demands the implementation of public policies; Costa (2010/2015), who reinforces the ideal formative proposal of “ETI”; Cavaliere (2010)and Maurício (2009), who defend the Integral Education that recognizes the person in its social, physical, cognitive, and affective aspects; Machado and Nascimento (2018), who enhance Anísio Teixeira, founder of Park Schools; Trindade (2015), who is Darcy Ribeiro's defender and fought for education and social equality; Freire (1983), who recognizes the man as object of its own culture; and Jacques Delors (2012), highlighting the Pillars of Education. The data survey was based in questionnaires applied to the administrator, two coordinating teachers of the area (PCA), and two technicians. As a result, it was found that the school is in a full changing process, both structural and regarding the initial pedagogic proposal, noticing an honest process of maturity and improvement of pedagogical practices. However, as a challenge, it was pointed to maintain the focus on the pedagogical referrals aiming to reach moreemphasis on the juvenile academic education.
Keywords: Public Policy. Integral Education. Juvenile Formation.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
NOCRATO, QUITÉRIA CARMEM OLIVEIRA. A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CIDADÃ E ACADÊMICA DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL (ETI) DO DISTRITO DE EDUCAÇÃO 6 NA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1