Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
MARKETING NO SETOR PÚBLICO: COMO OS CLIENTES EXTERNOS PERCEBEM O PAPEL DESEMPENHADO PELOS SERVIDORES PÚBLICOS

Autor(es):
BANDEIRA, FRANCISCO JOSÉ FERNANDES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:

O presente trabalho não tem a presunção de criar uma formula mágica para mudar uma cultura secular de serviços públicos deficitários, compostos por servidores públicos mau remunerados, insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, que “caem” de para quedas na área pública sem o preparo adequado para lidar com serviços que atendam aos mais diversos tipos de usuários e com os mais variados tipos de problemas, usuários estes que tem no serviço público o única forma de acesso a serviços básicos garantidos pela Constituição Federal. A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção do cidadão/usuário do serviço prestado por entes público. Servidores estes sem o devido conhecimento da área onde vão desempenhar suas funções, que tem no “salário” a chave principal para adentrar no setor público e não a aptidão para lidar com problemas que requeiram desenvoltura do servidor  para a sua resolução. Onde a dedicação para lidar com a “coisa” pública deveria ser o carro chefe para se fazer parte do setor público. A pesquisa utilizada teve como métodos o quantitativo, bibliográfico, exploratório e descritivo buscando gerar conhecimentos para a utilização na prática para identificação e resolução dos problemas encontrados. Acredita-se que com maior participação do setor de marketing, com ações voltadas exclusivamente para transformar o servidor público em parte efetiva da administração pública, privilegiando aqueles que desenvolvam iniciativas inovadoras na execução dos serviços, buscando constantemente no papel da reciclagem uma forma de mentalizar o bem servir, de forma  ética, comprometida e sem privilégios, fazendo com que a sociedade fique satisfeita com o retorno dado aos impostos por ela paga, pode-se oferecer serviços de forma eficiente e com a qualidade desejada por todos.

 

Palavras - chave: Serviços Públicos. Servidores Públicos. Marketing. Setor Público. Administrador Público.


Abstract:

The present work does not presume to create a magic formula for changing a secular culture of deficit public services, composed of poorly paid public servants, dissatisfied with the poor working conditions, who "fall" from to falls in the public area without the preparation Adequate to deal with services that serve the most diverse types of users and with the most varied types of problems, users who have in the public service the only form of access to basic services guaranteed by the Constitution. The research aims to analyze the perception of the citizen / user of the service provided by public entities. Servers without proper knowledge of the area where they will perform their duties, who have the "salary" the main key to enter the public sector and not the ability to deal with problems that require the server's resourcefulness for its resolution. Where the dedication to dealing with the public "thing" should be the flagship to become part of the public sector. The research used as quantitative, bibliographic, exploratory and descriptive methods sought to generate knowledge for the practical use to identify and solve the problems encountered. It is believed that with greater participation of the marketing sector, with actions directed exclusively to transform the public servant into an effective part of the public administration, privileging those who develop innovative initiatives in the execution of services, constantly seeking in the role of recycling a way of mentalizing the Well serving, ethically, committed and unprivileged, making society satisfied with the return given to the taxes paid by it, one can offer services efficiently and with the quality desired by all.

 

Keywords: Public Services. Public Servants. Marketin., Public Sector. Public Administrator.



Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
BANDEIRA, FRANCISCO JOSÉ FERNANDES. MARKETING NO SETOR PÚBLICO: COMO OS CLIENTES EXTERNOS PERCEBEM O PAPEL DESEMPENHADO PELOS SERVIDORES PÚBLICOS . 2016. 42 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1