MARKETING NO SETOR PÚBLICO: COMO OS CLIENTES EXTERNOS PERCEBEM O PAPEL DESEMPENHADO PELOS SERVIDORES PÚBLICOS
Autor(es):
BANDEIRA, FRANCISCO JOSÉ FERNANDES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
O presente trabalho não tem a presunção de criar uma formula mágica para
mudar uma cultura secular de serviços públicos deficitários, compostos por
servidores públicos mau remunerados, insatisfeitos com as péssimas condições de
trabalho, que “caem” de para quedas na área pública sem o preparo adequado para
lidar com serviços que atendam aos mais diversos tipos de usuários e com os
mais variados tipos de problemas, usuários estes que tem no serviço público o
única forma de acesso a serviços básicos garantidos pela Constituição Federal.
A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção do cidadão/usuário do serviço
prestado por entes público. Servidores estes sem o devido conhecimento da área
onde vão desempenhar suas funções, que tem no “salário” a chave principal para
adentrar no setor público e não a aptidão para lidar com problemas que
requeiram desenvoltura do servidorpara
a sua resolução. Onde a dedicação para lidar com a “coisa” pública deveria ser
o carro chefe para se fazer parte do setor público. A pesquisa utilizada teve
como métodos o quantitativo, bibliográfico, exploratório e descritivo buscando
gerar conhecimentos para a utilização na prática para identificação e resolução
dos problemas encontrados. Acredita-se que com maior participação do setor de marketing, com ações voltadas
exclusivamente para transformar o servidor público em parte efetiva da
administração pública, privilegiando aqueles que desenvolvam iniciativas
inovadoras na execução dos serviços, buscando constantemente no papel da reciclagem
uma forma de mentalizar o bem servir, de formaética, comprometida e sem privilégios, fazendo com que a sociedade fique
satisfeita com o retorno dado aos impostos por ela paga, pode-se oferecer
serviços de forma eficiente e com a qualidade desejada portodos.
The present work does
not presume to create a magic formula for changing a secular culture of deficit
public services, composed of poorly paid public servants, dissatisfied with the
poor working conditions, who "fall" from to falls in the public area
without the preparation Adequate to deal with services that serve the most
diverse types of users and with the most varied types of problems, users who
have in the public service the only form of access to basic services guaranteed
by the Constitution. The research aims to analyze the perception of the citizen
/ user of the service provided by public entities. Servers without proper
knowledge of the area where they will perform their duties, who have the
"salary" the main key to enter the public sector and not the ability
to deal with problems that require the server's resourcefulness for its
resolution. Where the dedication to dealing with the public "thing"
should be the flagship to become part of the public sector. The research used as quantitative, bibliographic,
exploratory and descriptive methods sought to generate knowledge for the
practical use to identify and solve the problems encountered. It is believed
that with greater participation of the marketing sector, with actions directed
exclusively to transform the public servant into an effective part of the
public administration, privileging those who develop innovative initiatives in
the execution of services, constantly seeking in the role of recycling a way of
mentalizing the Well serving,
ethically, committed and unprivileged, making society satisfied with the return
given to the taxes paid by it, one can offer services efficiently and with the
quality desired byall.
Keywords: Public Services. Public
Servants. Marketin., Public Sector. Public Administrator.
Tipo do Trabalho:
TCC
Referência:
BANDEIRA, FRANCISCO JOSÉ FERNANDES. MARKETING NO SETOR PÚBLICO: COMO OS CLIENTES EXTERNOS PERCEBEM O PAPEL DESEMPENHADO PELOS SERVIDORES PÚBLICOS
. 2016. 42 f. Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 2 de maio de 2024
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