DEFINIÇÕES DE TURISMO E SUAS RELAÇÕES: VISÃO DE TURISMÓLOGOS CONCLUINTES NA CIDADE DE FORTALEZA
Autor(es):
LIMA, FABIOLA NUNES TAVARES
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
Esta dissertação tem por objetivo identificar as definições de Turismo na visão dos turismólogos na cidade de Fortaleza, descrevendo a relação destas com os currículos de suas instituições na busca de compreender se o olhar dos formandos corresponde aos programas curriculares das IES (Instituições de ensino superior). Para tanto, utilizamos como arcabouço teórico os autores SANTOS (1986) que descreve e analisa os conceitos de lugar, AUGÉ (1994) que acrescenta a ideia de lugar as discussões sobre não-lugar e também a perspectiva de MAINGUENAU (2004) que traz as noções de pertencimento a estes lugares e não-lugares, além das diretrizes do MEC e, também, os autores BARRETO, TAMNINI e SILVA (2004) e CANUTO e LEITINHO (2011) que discutem acerca do currículo e da formação. Para o desenvolvimento da pesquisa, fizemos uma pesquisa documental através do site e-MEC buscando as instituições de ensino superior de Turismo em Fortaleza. Para a delimitação do universo da pesquisa foram selecionados apenas os cursos de graduação presenciais em Turismo (bacharelado e tecnológico) que tivessem alunos em fase de conclusão do curso, o que totalizou 6 IES. Para a coleta de dados, nos utilizamos de questionário disponibilizado na plataforma do Google Formulários que foi enviado aos coordenadores dos cursos e estes encaminharam aos alunos. Assim, obtivemos 26 questionários analisados através da categorização e da análise de conteúdo propostas por BARDIN (2009). Também foram analisados os PPCs (Projetos Pedagógicos do Cursos) e as matrizes curriculares das IES selecionadas, documentos estes, que obtivemos nos sites das IES e através de contato com os coordenadores dos cursos. Como resultados da pesquisa constatamos que os alunos concluintes dos cursos de graduação de Turismo de Fortaleza, em sua maioria jovens e advindos de bairros periféricos de Fortaleza, possuem uma definição parcial acerca de Turismo e atribuem aos professores, aos materiais utilizados e as experiências teórico-práticas as medidas para suas definições. Quanto aos currículos, estes são generalistas e divergentes, não atendendo às demandas do mercado, como o domínio da língua estrangeira e habilidades interpessoais. Palavras-chave: Paratopia. Definições de Turismo. Currículo. Formação profissional.
Abstract:
This dissertation aims to identify the definitions of Tourism in the view of the turismologists in the city of Fortaleza, describing the relationship of these with the curriculum of their institutions in the search to understand if the look of the trainees corresponds to the curricular programs of HEI (Higher Education Institutions). For this, we use SANTOS (1986) as a theoretical framework that describes and analyzes the concepts of place, AUGÉ (1994) which adds the idea of place to the discussions about non-place and also the perspective of MAINGUENAU (2004) that brings the notions of belonging to these places and non-places, besides the guidelines of the MEC and also the authors BARRETO, TAMNINI and SILVA (2004) and CANUTO and LEITINHO (2011) that discuss about the curriculum and the formation. For the development of the research, we did a documentary research through the e-MEC site seeking the higher education institutions of Tourism in Fortaleza. For the delimitation of the research universe, only undergraduate courses in Tourism (undergraduate and technological) were selected that had students finishing the course, which totaled 6 IES. For the data collection, we used a questionnaire made available on the Google Forms platform that was sent to the coordinators of the courses and the courses forwarded to the students. Thus, we obtained 26 questionnaires analyzed through categorization and content analysis proposed by BARDIN (2009). We also analyzed the PPCs (Pedagogical Projects of the Courses) and the curricular matrices of the selected HEI, these documents, which we obtained on the websites of the HEI and through contact with the coordinators of the courses. As a result of the research, we find that the graduating students of Fortaleza's undergraduate courses, mostly young and coming from peripheral neighborhoods of Fortaleza, have a partial definition of Tourism and attribute to teachers, materials used and theoretical- practices for their definitions. As for the curriculum, these are generalist and divergent, not meeting the demands of the market, such as foreign language mastery and interpersonal skills. Keywords: Paratopia. Definitions of Tourism. Curriculum. Professional qualification.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
LIMA, FABIOLA NUNES TAVARES. DEFINIÇÕES DE TURISMO E SUAS RELAÇÕES: VISÃO DE TURISMÓLOGOS CONCLUINTES NA CIDADE DE FORTALEZA. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1