Formação para o ensino da saúde na escola: o curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú
Autor(es):
Soares, Stela Lopes
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2017
Resumo:
No atual cenário da educação brasileira, tratar sobre o ensino de saúde na escola
deve ser uma preocupação pertinente do professor de Educação Física, já que
este profissional é um dos responsáveis pelo assunto no âmbito escolar. Dessa
forma, entende-se saúde na atualidade para além da prática regular de atividade
física considerando os determinantes sociais como fator decisivo na aquisição da
saúde. Percebe-se ainda, uma lacuna na matriz curricular em grande parte de
cursos de Licenciatura em Educação Física no que se refere às disciplinas
voltadas para o ensino da saúde na escola. Este estudo possui como objetivo de
analisar a formação oferecida no curso de Licenciatura em Educação Física da
UVA, para o ensino da saúde em ambientes escolares, no município de Sobral,
Ceará. Para tanto, utilizou-se como pergunta investigativa: como ocorre a
formação, no curso de Licenciatura em Educação Física da UVA, para o ensino da
saúde em ambientes escolares? Assim, participaram da pesquisa 17 docentes
membros do colegiado do curso de Educação Física da referida instituição. A
coleta de dados foi realizada em duas fases: na primeira, foi feita uma análise
documental do Projeto Pedagógico do Curso; e, na segunda, foram realizadas
entrevistas com os docentes. Os principais resultados apontam que não há na
matriz curricular do curso disciplinas direcionadas para o ensino da saúde e/ou
para a saúde na escola, e que, o entendimento da maioria dos participantes da
pesquisa sobre saúde é limitado. Conclui-se que a formação em Educação Física
da IES pesquisada para o ensino da saúde na escola é frágil, permitindo um
conhecimento apenas parcial da saúde, pois tal entendimento é mais amplo e
passa pela aquisição de diversos fatores tais como: moradia, lazer, cultura,
educação e emprego.
Palavras-chave: Saúde Escolar. Educação Física e Treinamento. Currículo
Abstract:
In the current scenario of Brazilian education, dealing with health education in the
school should be a relevant concern of the Physical Education teacher, since this
professional is one of the responsible in the school field. In this way, it is understood
health in the present time beyond the regular practice of physical activity considering
the social determinants as decisive factor in the acquisition of health. There is still a
gap in the curricular matrix in most of the undergraduate courses in Physical
Education in the disciplines related to health education in the school. The objective of
this study is to analyze the training offered in the undergraduate course in Physical
Education of the UVA, for teaching health in school settings, in the municipality of
Sobral, Ceará. To do so, it was used as an investigative question: how does the
training, in the course of Degree in Physical Education of the UVA, for the teaching of
health in school environments? Thus, 17 members of the collegiate of the Physical
Education course of this institution participated in the study. Data collection was
carried out in two phases: in the first, a documentary analysis of the Pedagogical
Project of the Course; And, on the second, interviews with teachers were carried out.
The main results indicate that there are no disciplines in the course curriculum for
health and / or health education in the school and that the understanding of the
majority of health research participants is limited. It is concluded that the Physical
Education training of HEI researched for school health education is fragile, allowing
only partial knowledge of health, since such understanding is broader and involves
the acquisition of several factors such as: housing, leisure, Culture, education and
employment.
Keywords: School Health. Physical Education and Training. Curriculum
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Soares, Stela Lopes. Formação para o ensino da saúde na escola: o curso de Educação Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 17 de junho de 2025
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