Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ANÁLISE COMBINATÓRIA DE UM PONTO DE VISTA SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Autor(es):
SANTOS, FRANCISCO ARISTONIO DE ALMEIDA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Este texto tem por objetivo fulcral apresentar uma abordagem de Análise Combinatória que amplie o conhecimento do professor de matemática do ensino básico, assumindo os pressupostos de Klein (2010), e sua ideia de “Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior”. De acordo com Rangel, Giraldo e Maculan (2014), Klein entende que o professor deve não somente ter conhecimentos específicos sobre os conceitos e as teorias que ensina, mas também saber relacioná-los e articulá-los, compreender sua natureza científica e sua evolução histórica, de forma a desenvolver uma visão ampla o suficiente para situá-los no panorama da Matemática como ciência. Trabalharemos, basicamente, a abordagem dada por Muniz Neto (2012), que mostra tópicos de combinatória de modo denso e matematicamente rigoroso e consistente. Entendemos, assim como Klein, que tal compreensão é muito importante para que o professor consiga estabelecer uma visão panorâmica da combinatória que trabalhará na escola. O diferencial de nosso texto, para não se resumir a uma versão diluída do livro de Muniz Neto (2012), é fazer ligações entre esta abordagem e a que ocorre na maioria dos livros-texto e salas de aula do ensino médio, através de exemplos e problemas criativos.
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Análise Combinatória. Conhecimento Matemático para o Ensino. Ponto de Vista Superior.

Abstract:
The purpose of this text is to present a Combinatorics approach that expands the knowledge of the elementary mathematics teacher, accepting the assumptions of Klein (2010), and his idea of “Elementary Mathematics from a Higher Standpoint”. According to Rangel, Giraldo & Maculan (2014), Klein understands that the teacher must not only have specific knowledge about the concepts and theories he teaches, but also know how to relate and articulate them, to understand their scientific nature and historical evolution, in order to develop a vision broad enough to situate them in the landscape of Mathematics as science. We will basically work on the approach given by Muniz Neto (2012), which shows combinatorics’ topics in a densely way and mathematically rigorous and consistent. We understand, like Klein, that such an understanding is very important so that the teacher can establish a panoramic view of the combinatorics that will work in the school. The differential of our text, not to summarize a diluted version of Muniz Neto’s book (2012), is to make connections between this approach and what happens in most textbooks and high school classrooms, through examples and creative problems.
Keywords: Mathematics Teaching. Combinatorics. Mathematical Knowledge for Teaching. Higher Standpoint.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
SANTOS, FRANCISCO ARISTONIO DE ALMEIDA. A ANÁLISE COMBINATÓRIA DE UM PONTO DE VISTA SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA E PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. 2017. 58 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 21 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1