PROMOÇÃO EM SAÚDE EM UMA CRECHE ESCOLA DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DE POLÍTICAS, SERVIÇOS, EDUCAÇÃO E ENSINO NA SAÚDE
Autor(es):
ALVES, BRUNA OLIVEIRA
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
A saúde pode ser desenvolvida por meios diversos, dentre os quais a promoção, educação, serviços e políticas de saúde. Entende-se promoção da saúde como uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a atingir ações e condições de vida conducentes à saúde (CANDEIAS, 1997). Objetivou-se, então, compreender o processo de ações de Promoção em Saúde, levando em conta políticas, serviços, educação e ensino na saúde em uma creche escola de referência, na realizada concreta do município de Fortaleza, no estado do Ceará. Para tal, a partir de um estudo de caso predominantemente qualitativo, descritivo e exploratório, na referida instituição de ensino, foram entrevistados três coordenadores, uma diretora e seis professores. Foram utilizados um questionário, uma entrevista e uma pesquisa documental para atender aos objetivos. Verificou-se que os professores não tiveram instrução sobre o tema saúde em sua formação, porém, mesmo assim, ministram aulas e projetos sobre o referido tema. Averiguouse que não há menção sobre saúde no Projeto Pedagógico da escola. A referida escola obteve classificação Regular no Indicador de Saúde na Escola (FERREIRA, 2012). Acredita-se que o estudo deve ser ampliado a fim de criar um panorama real das escolas sobre promoção da saúde. Palavras-chave: Saúde na escola. Promoção de saúde. Ensino na saúde.
Abstract:
Health can be developed in various ways, among which the promotion, education, health services and policies. health promotion is understood as a combination of educational and environmental supports that aim to achieve actions and health conducive living conditions (CANDEIAS, 1997). The objective was to then understand the process Promotion actions in health, taking into account policies, services, education and education in health in a nursery school of reference in made concrete in the city of Fortaleza, in Ceará state. To do this, from a case study predominantly qualitative, descriptive and exploratory in that educational institution, they were interviewed three coordinators, one director and six teachers. a questionnaire, an interview and documentary research to meet the objectives were used. It was found that the teachers had no instruction on the topic health in their training, but even so, give classes and projects on that theme. it was established that there is no mention of health in the school pedagogical project. That school got Regular Rating Health Indicator School (FERREIRA, 2012). It is believed that the study should be expanded to create a true picture of health promotion for schools. Keywords: Health at school. Health promotion. Education in health.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
ALVES, BRUNA OLIVEIRA. PROMOÇÃO EM SAÚDE EM UMA CRECHE ESCOLA DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DE POLÍTICAS, SERVIÇOS, EDUCAÇÃO E ENSINO NA SAÚDE. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 17 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1