Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
EXPOSIÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS NAS REDES SOCIAIS ONLINE: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DAS POSTAGENS COMPARTILHADAS

Autor(es):
BRITO, FRANCISCO WILKER CARNEIRO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Em um contexto contemporâneo de alta conectividade e desenvolvimento tecnológico, alinhado
ao constante crescimento das Redes Sociais Online e da exposição de compartilhamento de
fotos e vídeos em tais redes, o presente estudo objetiva aprofundar-se em tais temáticas a fim
de compreender os significados das postagens de alimentos compartilhadas nas redes sociais e
suas implicações no comportamento do consumidor. Com uma abordagem essencialmente
qualitativa, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira composta por entrevistas
narrativas semiestruturadas e a segunda por uma netnografia com análise de conteúdo das
postagens realizadas no Instagram. Os resultados revelam que a materialização, seja por foto
ou vídeo, do alimento por meio do registro e posterior compartilhamento está relacionado a
fatores como presença social, status, inveja, exposição de conquistas, realizações e recompensas
e até mesmo o desejo de influenciar outras pessoas. As motivações para a realização da
postagem estão diretamente relacionadas aos aspectos como a apresentação do prato, o
julgamento de qualidade do alimento e a avaliação geral do serviço prestado. Por meio dos
registros fotográficos, percebeu-se ainda, que no momento de consumo, a comida é considerada
como algo que caracteriza a vivência de uma experiência no presente, não sendo o seu registro
e compartilhamento um meio para algum tipo de recordação memorável. Além disso, por meio
do processo de caracterização das postagens realizadas, a pesquisa identificou ainda um
contexto de baixa exposição de marcas e localizações comerciais, apontando assim, uma
oportunidade gerencial em um contexto de alta exposição e influência.
Palavras-chave: Redes sociais. Consumo de alimentos. Compartilhamento de imagens.
Comportamento do Consumidor.

Abstract:
In a contemporary context involving high connectivity and technological development, in line
with the constant Online Social Networks growth and the exhibition of sharing photos and
videos in such networks, the present study aims to deepen in such themes in order to understand
the meanings of the postings of social networks and their implications on consumer behavior.
Using an essentially qualitative approach, the research was divided into two stages: the first one
consisting of semi-structured narrative interviews and the second by a netnography with content
analysis of the Instagram posts. The results show that the materialization, whether by photo or
video, of the food through registration and subsequent sharing is related to factors such as social
presence, status, envy, exposure of achievements, achievements and rewards and even the
desire to influence others. The motivations for the posting are directly related to aspects such
as the dish presentation, the food quality judgment and the general evaluation of the service
provided. Through the photographic records, it was also noticed that at the moment of
consumption, food is considered as something that characterizes an experience in the present,
and its recording and sharing is not a means for some kind of memorable memory. Besides,
through the process of characterization of the postings performed, the research also identified
a context of low exposure of brands and commercial locations, thus pointing to a managerial
opportunity in a context of high exposure and influence.
Keywords: Social networks. Food consumption. Sharing images. Consumer behavior.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BRITO, FRANCISCO WILKER CARNEIRO. EXPOSIÇÃO DO CONSUMO DE ALIMENTOS NAS REDES SOCIAIS ONLINE: UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS DAS POSTAGENS COMPARTILHADAS. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1