Em um contexto contemporâneo de alta conectividade e desenvolvimento tecnológico, alinhado
ao constante crescimento das Redes Sociais Online e da exposição de compartilhamento de
fotos e vídeos em tais redes, o presente estudo objetiva aprofundar-se em tais temáticas a fim
de compreender os significados das postagens de alimentos compartilhadas nas redes sociais e
suas implicações no comportamento do consumidor. Com uma abordagem essencialmente
qualitativa, a pesquisa foi dividida em duas etapas, sendo a primeira composta por entrevistas
narrativas semiestruturadas e a segunda por uma netnografia com análise de conteúdo das
postagens realizadas no Instagram. Os resultados revelam que a materialização, seja por foto
ou vídeo, do alimento por meio do registro e posterior compartilhamento está relacionado a
fatores como presença social, status, inveja, exposição de conquistas, realizações e recompensas
e até mesmo o desejo de influenciar outras pessoas. As motivações para a realização da
postagem estão diretamente relacionadas aos aspectos como a apresentação do prato, o
julgamento de qualidade do alimento e a avaliação geral do serviço prestado. Por meio dos
registros fotográficos, percebeu-se ainda, que no momento de consumo, a comida é considerada
como algo que caracteriza a vivência de uma experiência no presente, não sendo o seu registro
e compartilhamento um meio para algum tipo de recordação memorável. Além disso, por meio
do processo de caracterização das postagens realizadas, a pesquisa identificou ainda um
contexto de baixa exposição de marcas e localizações comerciais, apontando assim, uma
oportunidade gerencial em um contexto de alta exposição e influência.
Palavras-chave: Redes sociais. Consumo de alimentos. Compartilhamento de imagens.
Comportamento do Consumidor.