Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A PROPAGANDA OFICIAL SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA

Autor(es):
BARBOSA, WALDENIA MARCIA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2019

Resumo:
Esta dissertação tem como objeto a análise crítica do discurso oficial do Governo Federal sobre a reforma do Ensino Médio presente nas propagandas do Ministério da Educação. A reforma educacional foi implementada durante o governo do presidente Michel Temer através de uma Medida Provisória e encontrou bastante resistência entre professores e pesquisadores da educação. Nosso objetivo com este estudo é analisar e compreender as estratégias usadas na construção de sentidos das propagandas. Utilizamos como corpus para a análise quatro propagandas em vídeo produzidas pelo Governo Federal e veiculadas na televisão e na internet entre outubro de 2016 e junho de 2017. O constructo teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC), serviu de aporte para a análise, embasada principalmente nos escritos de Fairclough (2003, 2001, 1996) e Chouliaraki e Fairclough (1999). Desenvolvemos, a partir dessa base teórica, um estudo de caráter qualitativo e interpretativista com foco nos significados acional, representacional e identificacional do discurso. Compreendendo a linguagem como o lugar privilegiado de lutas e tensões sociais, discutimos as estratégias linguísticas e ideológicas utilizadas na produção das propagandas e percebemos como resultado a construção, por parte do governo, de um discurso superficial e enganoso sobre o novo Ensino Médio.
Palavras-chave: Ensino Médio. Análise de Discurso Crítica. Propaganda.

Abstract:
This thesis presents as object the critical analysis of the official discourse of Federal Government on High School Reform conveyed in advertisements from Ministry of Education. Such educational reform was implemented under President Michel Temer's ruling by means of Provisional Measure, which faced considerable resistance among teachers and education researchers. Our objective with this study is to analyze and comprehend the strategies used for meaning-making in such advertisements. The analyzed corpus was four video advertisements produced by Federal Government and broadcasted on television and on internet between October 2016 and June 2017. The theoretical and methodological constructs of Critical Discourse Analysis (ADC) served as basis for analysis, mainly Fairclough’s (2003, 2001, 1996) and Chouliaraki and Fairclough (1999) writings. Based on them, it was developed a study of qualtitative and interpretativist natures with focus on actional, representational and identificational meanings. As language is taken as a privileged place for struggles and social tensions, we discussed the linguistic and ideological strategies adopted in advertisement production and it was possible to perceive, as a result, a construction of government’s superficial and deceiving discourse on new High School.
Keywords: High School. Critical Discourse Analysis. Advertising.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
BARBOSA, WALDENIA MARCIA DA SILVA. A PROPAGANDA OFICIAL SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2019) - Universidade Estadual do Ceará, , 2019. Disponível em: Acesso em: 26 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1