O presente estudo tem como objetivo propor um planejamento estratégico para a
pequena empresa Multimetal Ltda, que atua no setor da construção civil,
comercializando produtos para construção, especialmente os materiais para
acabamento e que tem como carro chefe a venda do forro de PVC e seus
complementos. Devido a crise, a pequena empresa teve uma queda brusca em suas
vendas e está tentando se erguer novamente. Neste contexto busca-se a solução
para a questão problema “Como o planejamento estratégico pode contribuir para o
desenvolvimento da Multimetal Ltda. Epp?”. Para responder a esta questão utilizou-se
a abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de caso, onde os dados
foram coletados através de entrevistas e visitas no local. Para desenvolver o estudo
foi necessário analisar a estrutura organizacional da pequena empresa, tendo como
referência o ambiente interno, sua divisão e organização das atividades; analisar o
ambiente externo e o mercado em que a empresa atua; definir a missão e a visão
organizacional; identificar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as
ameaças da empresa e desenvolver ações estratégicas para manter a empresa
competitiva no mercado em que atua. Com a conclusão do trabalho, percebeu-se que
a pequena empresa Multimetal é uma organização ainda em fase de desenvolvimento
e o planejamento estratégico a orientará e mostrará o rumo a ser seguido para ela
obter os resultados esperados.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Pequena empresa. Crise