Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
SEXUALIDADE EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EEFM PROFESSORA DIVA CABRAL- FORTALEZA- CE

Autor(es):
COSTA, BRUNA LAIS AQUINO

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
Esta pesquisa reúne discussões que possuem como foco uma investigação sobre a importância do trabalho com educação sexual no âmbito escolar, considerando a construção histórica da educação e do trabalho com a temática da sexualidade. Apresentando possíveis reatores de uma visão sobre a sexualidade que desintegra o corpo de sua essência, o evidencia como se fosse o único componente da identidade de um sujeito, e ignora as subjetividades arriscando tornar o ser mercadoria. Intensificada pela lógica quantitativa das sociedades modernas, essa visão se estende à educação, e, consequentemente, à escola. Sob a ótica fenomenológica, esta pesquisa é fruto do acompanhamento de um projeto de educação sexual promovido pelo Laboratório de Estudos de Sociologia em Saúde (LESSAU) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Diva Cabral localizada no bairro Maraponga, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Apesar do projeto executado pelo LESSAU incluir todas as turmas do período vespertino, apenas uma turma foi escolhida para a coleta das entrevistas. Dessa turma, quatro jovens foram ouvidos, através de perguntas predeterminadas, a fim de coletar suas impressões sobre a escola, sobre a sexualidade e a importancia do trabalho com a temática da sexualidade na escola. Unindo a análise do que foi relatado pelos alunos em questão à experiência de observação dos estudantes participantes desse projeto, de modo geral, e a influência fenomenológica de questionar os “por detrás” dos atos humanos, a pesquisa chama a atenção para a importancia de um olhar pormenorizado sob os jovens, em especial, de como se definem; de sua sexualidade, como a definem ; e suas expressões, aliado a uma postura de escuta e acolhimento a fim de que possam encontrar sua individualidade e expressa-la.
Palavras-chave: Educação sexual. Fenomenologia. Juventudes.

Abstract:
This research brings together discussions that focus on an investigation about the importance of working with sex education in the school context, considering the historical construction of education and work with the theme of sexuality. Presenting possible reactors of a vision about sexuality that disintegrates the body of its essence, it evidences it as if it were the only component of the identity of a subject and ignores subjectivities by risking becoming the commodity. Intensified by the quantitative logic of modern societies, this vision extends to education, and, consequently, to school. From the phenomenological point of view, this research is the result of the follow-up of a sex education project promoted by the Laboratório de Estudos de Sociologia em Saúde (LESSAU) at the Escola de Ensino Fundamental e Médio Professora Diva Cabral located in the Maraponga neighborhood, in the city of Fortaleza, of Ceará. Although the project executed by LESSAU includes all the classes of the afternoon period, only one class was chosen to collect interviews. From this group, 4 youngsters were asked in predetermined questions to collect their impressions about the school, about sexuality and the importance of working with the theme of sexuality in school. Joining the analysis of what was reported by the students in question to the observation experience of the students participating in this project, in general, and the phenomenological influence of questioning the "behind" of human acts, the research points out the importance of a detailed look at young people, in particular how they are defined; of their sexuality, as they define it; and their expressions, allied to a posture of listening and welcoming in order to find their individuality and express it.
Keywords: Sexual education. Phenomenology.Youth.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
COSTA, BRUNA LAIS AQUINO. SEXUALIDADE EM QUESTÃO: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DOS ESTUDANTES DA EEFM PROFESSORA DIVA CABRAL- FORTALEZA- CE. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2017) – Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1