Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O piano na praça. "Música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930)

Autor(es):
BASILE, LUCILA PEREIRA DA SILVA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Na tese, discute-se a música urbana em Fortaleza nos anos de 1920, por meio das
produções musicais para piano e da sociabilidade dos músicos que, ao longo do tempo,
se tornaram anônimos ou só se os encontra em fragmentos de memória, caracterizados
por uma inscrição afetiva no tempo (partitura, cartão de baile, recado amoroso na
imprensa, gravação musical). Questionam-se as valorações estéticas e sócio-históricas
que ignoraram boa parte desse repertório, vinculando-o a um lugar menor na história da
música brasileira, por meio, sobretudo, da categoria, um tanto indefinida, de “música
ligeira”, que permaneceu em nosso pensamento social como aquela que não se
adequava aos parâmetros de uma música considerada artística, e mesmo no que se
convencionou denominar música popular brasileira. Uma leitura mais acurada, sem
julgamentos apriorísticos de gosto, que leve em conta as apropriações culturais e a
inserção desses músicos nos espaços da cidade, além da análise dos documentos
musicais, revela como mais complexa as relações entre os campos “música ligeira”,
“música artística” e “música popular”, relativizando lugares cristalizados na história
sociocultural da música brasileira. Com isso, torna-se conhecível a variedade de práticas
musicais, incluindo a emergência do trabalho do músico na cidade, vinculado à
popularização do piano, tais como a música para o cinema mudo e a música de dança
para os salões e clubes.
PALAVRAS CHAVE: “Música ligeira”; Estética da Música; História da Música no
Ceará; Tópicas e Gestos e Profissão do Músico.

Abstract:
This thesis discusses the urban music in Fortaleza in the 1920s by the musical
productions for piano and the sociability of musicians who, over time, became
anonymous or just found in fragments of memory, characterized by an affective record
in time (musical score, souvenirs like dance card, love message in the press, sound
recording). It’s questioned the aesthetic and socio-historical values which ignored much
of that repertoire, linking it to a lowest place in the Brazilian music history by above all
the category, somewhat undefined, of “light music”, which remained in our social
thought as one that did not fit the parameters of a music considered artistic, and even as
the so-called Brazilian popular music. A more accurate reading without a priori
judgments of taste that takes into account the cultural appropriations and the insertion of
those musicians in city spaces, as well as the analysis of musical documents, reveal how
were more complex the relations between the fields “light music”, “art music” and
“popular music”, deconstructing crystallized positions in the sociocultural history of
Brazilian music. Thus, it’s knowable a variety of musical practices, including the
emergence of the musician's work in the city linked to the popularization of the piano,
such as the music for silent movies and for club and ballroom dance.
KEY-WORDS: “light music”, music aesthetics, history of music of Ceará, topics and
gestures and profession of musician

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
BASILE, LUCILA PEREIRA DA SILVA. O piano na praça. "Música ligeira" e práticas musicais no Ceará (1900 a 1930). 2015. 370 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1