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Repositório Institucional - UECE
Título:
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: ANÁLISE DE SUA ABORDAGEM NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM SAÚDE NO CEARÁ

Autor(es):
ROCHA, ODILÉA DE SOUSA RODRIGUES

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2017

Resumo:
A Política Nacional de Humanização vem sendo preconizada como relevante na formação dos profissionais de saúde para atuarem no Sistema Único de Saúde. O presente estudo toma como objeto de investigação a inserção da PNH em cursos de Educação Permanente em Saúde (EPS), tendo como objetivo geral compreender como a PNH se insere nos cursos de educação permanente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) que qualificam os servidores do SUS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental, em que foram analisados os documentos referentes aos Cursos de Especialização da ESP/CE que foram oferecidos no biênio 2013-2015. Os dados foram coletados nos meses de maio e junho de 2017. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento um roteiro que norteou quais informações deveriam ser colhidas nos documentos disponibilizados pela secretaria da instituição. A análise e interpretação dos dados se deu por meio da técnica de análise temática, com base no referencial teórico da PNH e da EPS. Após leitura exaustiva desses documentos, os dados foram agrupados por categorias e dispostos em quadros sintéticos. Os resultados indicam que os cursos de Especialização da ESP no período estudado contemplam a PNH, no que diz respeito às metodologias de ensino adotadas, entretanto, esta não se encontra na matriz curricular de todos os cursos. Observa-se que a PNH não foi abordada em sua totalidade em todos os cursos. Constatou-se ainda que a referida política não é desenvolvida de forma prática por meio de momentos de dispersão ou estágios, contudo, ao examinar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), os mesmos despertaram nos alunos o interesse de aprofundamento no assunto dado o número significativo de trabalhos com esta temática. Quanto às formas de avaliação, estas se caracterizam como formativas e certificativas, mas não se identificou nos documentos dos cursos formas de avaliação dos resultados práticos e impactos dos cursos nos serviços. Estes resultados apontam que há uma necessidade de se trabalhar de modo mais aprofundado a PNH nas matrizes curriculares dos cursos. Como contribuição do nosso estudo, sugerimos que a ESP adote em seus cursos momentos de prática envolvendo a PNH para o fortalecimento da aprendizagem discente, e que realize ações que possibilitem avaliar os impactos gerados nos serviços em decorrência dos cursos ofertados.
Palavras chave: Humanização. Educação Permanente em Saúde. Formação do Profissional de Saúde. Sistema Único de Saúde.

Abstract:
The National Humanization Policy has been recommended as relevant in the training of health professionals to work in the National Health System. This study takes as research object the inclusion of PNH in Continuing Education courses in Health (EPS), with the objective general understanding how the HNP is included in continuing education courses at the School of Public Health of Ceará (ESP / EC) that qualify the SUS servers. This is a qualitative research, documentary, in which documents relating to the specialization courses of ESP / EC that were offered in the biennium 2013-2015 were analyzed. Data were collected in May and June 2017. For data collection was used as a road map that guided instrument which information should be collected in the documents made available by the secretariat of the institution. The analysis and interpretation of the data was made by means of thematic analysis, based on the theoretical HNP and EPS. After exhaustive reading of these documents, the data were grouped by categories and arranged in summary tables. The results indicate that the ESP Specialization courses during the study period include the HNP, with regard to the adopted teaching methodologies, however, this is not in the curriculum of all courses. It is observed that the HNP has not been addressed in its entirety in all courses. Found also that the policy is not developed in a practical way through dispersion moments or stages, however, by examining the Course Completion Works (CBT), they awakened the students deepening interest in the subject given the significant number of jobs in this area. As for the forms of assessment, these are characterized as formative and certificatory but not identified in the documents of the course evaluation forms of the practical results and impacts of the courses in services. These results indicate that there is a need to work more in depth the HNP on curricular courses. As a contribution of our study, we suggest that ESP adopt in their moments of practical courses involving HNP to strengthen student learning.
Key words: Humanization. Permanent Health Education. Health Professional Education. Health System.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
ROCHA, ODILÉA DE SOUSA RODRIGUES. POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: ANÁLISE DE SUA ABORDAGEM NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM SAÚDE NO CEARÁ. 2017. 59 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2017) - Universidade Estadual do Ceará, , 2017. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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