EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA OPÇÃO POLÍTICO- PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO
Autor(es):
FREIRE, FRANCISCA DE FÁTIMA DOS SANTOS
Palavras Chaves:
Não informado
Ano de Publicação:
2016
Resumo:
A Educação Permanente em Saúde é uma poderosa estratégia para o desenvolvimento das ações de educação em saúde no âmbito do SUS, instigando uma reflexão nos cenários de atuação profissional. Este trabalho busca analisar a Educação Permanente em Saúde e sua relação com o desenvolvimento da integralidade do cuidado no Centro de Atenção Psicossocial, sob a perspectiva dos trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva e analítica, de abordagem qualitativa. O cenário eleito foi o Centro de Atenção Psicossocial do Município de Crateús-Ce, que está inserido na modalidade CAPS I. A coleta de dados foi realizada no período de Dezembro/2015 a Janeiro/2016. Os participantes da pesquisa foram os integrantes da equipe multiprofissional, envolvendo os profissionais de nível superior, médio e os residentes, totalizando 18 trabalhadores de saúde entrevistados. As falas foram audiografadas na íntegra, com a autorização prévia dos participantes e respeitando o anonimato, sob os princípios éticos recomendados pela resolução 466/ 12 do Conselho Nacional de Saúde do CONEP (Comissão Nacional de Ética na Pesquisa). Utilizou-se a análise temática de Minayo (2010) e foram elaboradas as seguintes categorias: Concepções e ações de educação permanente no CAPS de Crateús; Humanização e Integralidade do cuidado, redesenhando a história; e Os Desafios e possibilidades da Educação Permanente no CAPS. O estudo trouxe à luz a necessidade da educação permanente para o fortalecimento da política de humanização, na perspectiva da integralidade do cuidado na atenção e na gestão. Evidenciou-se que muitas atividades coletivas realizadas no CAPS podem ser reconhecidas como EPS, por apresentarem características como a participação, a inclusão e a valorização de diversos atores, da gestão, educação em saúde, planejamento de ações, avaliação das práticas e resolução de problemas. No entanto, existem lacunas entre o conceito de educação permanente e educação continuada, traduzindo, assim, a necessidade de discussão política sobre EPS com os trabalhadores. Palavras-chave: Humanização da assistência. Integralidade em saúde. Educação Permanente em Saúde. Centro de Atenção Psicossocial.
Abstract:
The Permanent Education in Health is a powerful strategy for the development of the actions of health education within SUS, instigating a reflection in the scenarios of professional performance. This work aims to analyze the Permanent Education in Health and its relationship with the development of integral care in the Center for Psychosocial Care, from the perspective of the workers. This is a descriptive and analytical research, with qualitative approach. The chosen scenario was the Center for Psychosocial Care of the city of Crateús-Ce, which is part of CAPS I. The data collection was carried out from December/2015 to January/2016. The participants of the research were the members of the multiprofessional team, involving the professionals of upper level, middle and the residents, totaling 18 health workers interviewed. The speeches were audiographed in full, with the prior authorization of the participants and respecting the anonymity, under the ethical principles recommended by Resolution 466/12 of the National Health Council of CONEP (National Commission of Ethics in Research). The thematic analysis of Minayo (2010) was used and the following categories were elaborated: Conceptions and actions of permanent education in the CAPS of Crateús; Humanization and Integrality of care, redesigning history; and The Challenges and possibilities of Continuing Education in the CAPS. The study brought to light the need for permanent education to strengthen the humanization policy, with a view to integral care in attention and management. It was evidenced that many collective activities carried out in CAPS can be recognized as EPS, since they present characteristics such as participation, inclusion and valorization of several actors, management, health education, action planning, practices evaluation and problem solving. However, there are gaps between the concept of permanent education and continuing education, thus reflecting the need for policy discussion on EPS with workers. Key Words: Humanization of care. Integrality in health. Permanent Education in Health. Center for Psychosocial Attention.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
FREIRE, FRANCISCA DE FÁTIMA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA OPÇÃO POLÍTICO- PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1