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Repositório Institucional - UECE
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA OPÇÃO POLÍTICO- PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO

Autor(es):
FREIRE, FRANCISCA DE FÁTIMA DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
A Educação Permanente em Saúde é uma poderosa estratégia para o
desenvolvimento das ações de educação em saúde no âmbito do SUS, instigando
uma reflexão nos cenários de atuação profissional. Este trabalho busca analisar a
Educação Permanente em Saúde e sua relação com o desenvolvimento da
integralidade do cuidado no Centro de Atenção Psicossocial, sob a perspectiva dos
trabalhadores. Trata-se de uma pesquisa descritiva e analítica, de abordagem
qualitativa. O cenário eleito foi o Centro de Atenção Psicossocial do Município de
Crateús-Ce, que está inserido na modalidade CAPS I. A coleta de dados foi
realizada no período de Dezembro/2015 a Janeiro/2016. Os participantes da
pesquisa foram os integrantes da equipe multiprofissional, envolvendo os
profissionais de nível superior, médio e os residentes, totalizando 18 trabalhadores
de saúde entrevistados. As falas foram audiografadas na íntegra, com a autorização
prévia dos participantes e respeitando o anonimato, sob os princípios éticos
recomendados pela resolução 466/ 12 do Conselho Nacional de Saúde do CONEP
(Comissão Nacional de Ética na Pesquisa). Utilizou-se a análise temática de Minayo
(2010) e foram elaboradas as seguintes categorias: Concepções e ações de
educação permanente no CAPS de Crateús; Humanização e Integralidade do
cuidado, redesenhando a história; e Os Desafios e possibilidades da Educação
Permanente no CAPS. O estudo trouxe à luz a necessidade da educação
permanente para o fortalecimento da política de humanização, na perspectiva da
integralidade do cuidado na atenção e na gestão. Evidenciou-se que muitas
atividades coletivas realizadas no CAPS podem ser reconhecidas como EPS, por
apresentarem características como a participação, a inclusão e a valorização de
diversos atores, da gestão, educação em saúde, planejamento de ações, avaliação
das práticas e resolução de problemas. No entanto, existem lacunas entre o conceito
de educação permanente e educação continuada, traduzindo, assim, a necessidade
de discussão política sobre EPS com os trabalhadores.
Palavras-chave: Humanização da assistência. Integralidade em saúde. Educação
Permanente em Saúde. Centro de Atenção Psicossocial.

Abstract:
The Permanent Education in Health is a powerful strategy for the development of the
actions of health education within SUS, instigating a reflection in the scenarios of
professional performance. This work aims to analyze the Permanent Education in
Health and its relationship with the development of integral care in the Center for
Psychosocial Care, from the perspective of the workers. This is a descriptive and
analytical research, with qualitative approach. The chosen scenario was the Center
for Psychosocial Care of the city of Crateús-Ce, which is part of CAPS I. The data
collection was carried out from December/2015 to January/2016. The participants of
the research were the members of the multiprofessional team, involving the
professionals of upper level, middle and the residents, totaling 18 health workers
interviewed. The speeches were audiographed in full, with the prior authorization of
the participants and respecting the anonymity, under the ethical principles
recommended by Resolution 466/12 of the National Health Council of CONEP
(National Commission of Ethics in Research). The thematic analysis of Minayo
(2010) was used and the following categories were elaborated: Conceptions and
actions of permanent education in the CAPS of Crateús; Humanization and
Integrality of care, redesigning history; and The Challenges and possibilities of
Continuing Education in the CAPS. The study brought to light the need for permanent
education to strengthen the humanization policy, with a view to integral care in
attention and management. It was evidenced that many collective activities carried
out in CAPS can be recognized as EPS, since they present characteristics such as
participation, inclusion and valorization of several actors, management, health
education, action planning, practices evaluation and problem solving. However, there
are gaps between the concept of permanent education and continuing education,
thus reflecting the need for policy discussion on EPS with workers.
Key Words: Humanization of care. Integrality in health. Permanent Education in
Health. Center for Psychosocial Attention.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
FREIRE, FRANCISCA DE FÁTIMA DOS SANTOS. EDUCAÇÃO PERMANENTE NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UMA OPÇÃO POLÍTICO- PEDAGÓGICA EM CONSTRUÇÃO. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

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