Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
CUIDADO À CRIANÇA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 NO ENFRENTAMENTO DA VIDA DORIDA: CONTEXTO BIOSSOCIOCULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autor(es):
PENNAFORT, VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2015

Resumo:
Os casos de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) vêm se elevando no decorrer das últimas
décadas, principalmente em pessoas de menor faixa etária, crianças e adolescentes. O
cuidado para com essa clientela envolve um conjunto de intervenções que favoreça o
controle da doença, o crescimento e o desenvolvimento infantil, os quais devem ter a
participação da família. A compreensão da sua condição de saúde e o investimento em
ações educativas com a criança e a família podem amenizar o sofrimento. Nesta
perspectiva, os objetivos foram: compreender a experiência de cuidado prestado à
criança com DM1 pela família, com base na cultura; descrever as situações vivenciadas
pela criança e sua família no adoecimento e controle do diabetes; desenvolver práticas
educativas junto à criança com DM1 mediadas pelo cuidado cultural e refletir acerca das
práticas educativas a partir da perspectiva da criança. Estudo na abordagem qualitativa
com fundamentos teóricos na Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado
Cultural de Leininger – a etnoenfermagem, a fim de compreender a estrutura
sociocultural dos informantes-chave, em ambiente ambulatorial, no Centro Integrado de
Diabetes e Hipertensão (CIDH), domiciliar e em outros espaços sociais das famílias, no
período de maio de 2013 a novembro de 2014. Participaram 26 crianças com DM1 em
idade escolar e suas famílias. A teoria utiliza o modelo observação-participação-reflexão
(O-P-R) como guia para a coleta, análise e interpretação das informações. O projeto foi
aprovado pelo comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE)
com parecer nº181.489. Na apreensão dos achados, utilizou-se a observaçãoparticipante
e a entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram o contexto
sociofamiliar e algumas manifestações clínicas da criança. As temáticas constituídas
foram: Crenças e emoções de crianças e familiares na descoberta do diabetes mellitus
tipo 1; Contexto biossociocultural e o cuidado da criança com diabetes mellitus tipo 1;
Rede social, apoio social e estratégias educativas com utilização do brinquedo
terapêutico no enfrentamento da vida dorida. Depreende-se que a realidade vivida por
essas famílias é desafiadora desde o momento em que a criança apresenta as
primeiras manifestações do DM1, quando tentam acessar os serviços de saúde, muitas
vezes, sem respostas. Para a criança, seu modo de ser com DM1 retrata a vida dorida
e dependente de tecnologia, com marcas físicas e psicológicas, ao mesmo tempo em
que revela a leveza da infância na interação com seu grupo de pertença, com
possibilidade de ser criança mantendo uma vida saudável. No enfrentamento da vida
dorida, criança-família encontram apoio e forças em seus sustentadores: família, escola,
amigos, religião, equipe de saúde e grupos formados em mídias sociais. Ante as
demandas biossocioculturais apresentadas pelos informantes-chave, aplicou-se o
cuidado culturalmente congruente mediado pelo uso do brinquedo no compartilhamento
de saberes e no despertar para o cuidado de si. Compreende-se que o cuidado do
enfermeiro na perspectiva sociocultural e com o uso de atividades educativas aplicadas
às crianças com diabetes proporcionará um olhar diferenciado, estimulando a adoção
de medidas terapêuticas apropriadas que poderão melhorar a condição clínica, o
desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças com DM1.
Palavras-chave: Criança. Diabetes mellitus Tipo 1. Enfermagem Transcultural.
Cuidados de Enfermagem. Brinquedos e Jogos.

Abstract:
The incidence of type 1 diabetes (T1D) has been increasing over the past decades,
especially in lower age groups: children and adolescents. The care for these clients
involves a set of interventions that favor disease control, growth, and development,
which must have family participation. Understanding their health condition and
investing in educational actions with the child and family can ease the suffering. In
this perspective, this study aimed to understand the experience of care provided by
the family to children with T1D, based on culture; describe the situations experienced
by children and their families in illness and diabetes control; develop educational
practices with children with T1D mediated by cultural care; and reflect on educational
practices from the child’s perspective. Study with qualitative approach based on the
theoretical foundations of Leininger’s Theory of Cultural Care Diversity and
Universality – ethnonursing, in order to understand the socio-cultural structure of key
informants in an outpatient setting at the Integrated Center for Diabetes and
Hypertension (ICDH), at home, and in other social spaces of families, conducted from
May 2013 to November 2014. The study comprised 26 children with T1D in school
age and their families. The theory uses the observation-participation-reflection model
(O-P-R) as a guide for data collection, analysis, and interpretation. The Research
Ethics Committee of the State University of Ceará (UECE) approved the project
under protocol No. 181,489. For data collection, we applied the participant
observation and semi-structured interview. Results presented the social and familial
context and some clinical changes of children. The following themes were
established: Beliefs and emotions of children and families when discovering type 1
diabetes; Bio-social and cultural context and the care of children with type 1 diabetes;
Social network, social support, and educational strategies using the therapeutic toy to
cope with a painful life. We identified that the reality experienced by these families is
challenging from the moment the child shows the first signs of T1D, including when
trying to access health services, often without answers. For children, living with T1D
constitutes a painful life, dependent on technology, with physical and psychological
scars, while revealing the childhood lightness in interacting with the group they
belong to, with the possibility of being a child and maintaining a healthy life. When
coping with a painful life, child and family find support and strength in family, school,
friends, religion, health team, and social media groups. Given the bio-social and
cultural demands presented by key informants, we applied the culturally congruent
care mediated by the use of toys in the sharing of knowledge and awakening to selfcare.
It is understood that nursing care in the socio-cultural perspective and using
educational activities applied to children with diabetes will provide a different look,
stimulating the adoption of appropriate therapeutic measures that might improve the
clinical conditions, the development, and quality of life of children with T1D.
Keywords: Child. Diabetes Mellitus, Type 1. Transcultural Nursing. Nursing Care.
Play and Playthings.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
PENNAFORT, VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS. CUIDADO À CRIANÇA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1 NO ENFRENTAMENTO DA VIDA DORIDA: CONTEXTO BIOSSOCIOCULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 2015. 166 f. Tese (Doutorado em 2015) - Universidade Estadual do Ceará, , 2015. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1