Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE): A INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DOS JOVENS COM DEFICIÊNCIA

Autor(es):
MACEDO, MARCILIA MARIA SOARES BARBOSA

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2016

Resumo:
O presente trabalho versa sobre a inclusão de pessoas com deficiência. Esse tema é
relevante porque a inclusão é um desafio vigente na sociedade e tem seus pressupostos
ancorados na expressão paradigmática “sociedade para todos” (ONU, 1990), na
perspectiva da sociedade inclusiva. O estudo focaliza a inclusão no Ensino Superior, a
partir da percepção que os jovens com deficiência têm da atuação da política de inclusão
viabilizada pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais
Específicas (Napne), do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE). E levanta a
seguinte problemática: como os jovens com deficiência do IFCE percebem a inclusão
no Ensino Superior mediada pelo Napne? O objetivo foi perceber a inclusão no Ensino
Superior a partir da atuação do Napne na perspectiva dos jovens com deficiência
matriculados no IFCE, campus Fortaleza. Esta pesquisa tornou possível compreender
como os jovens percebem a inclusão e a acessibilidade através das ações
desempenhadas pela equipe que compõe o núcleo e demais servidores envolvidos no
contexto acadêmico. O estudo teve uma abordagem qualitativa, sob o paradigma da
teoria crítico-fenomenológica, por carregar valores, crenças, atitudes e representações
dos jovens (MINAYO, 2015). Foi do tipo estudo de caso e a coleta de dados deu-se por
entrevista semiestruturada – gravada, transcrita na íntegra, textualizada e validada. A
participante da pesquisa foi uma jovem cega, matriculada no curso de Licenciatura em
Teatro. Os resultados da pesquisa demonstraram: a) que os dados referentes às pessoas
com deficiência matriculadas no IFCE são desprovidos de credibilidade e precisão, por
serem resultado de autodeclaração, ou seja, de informações dadas pelos próprios alunos
no Sistema Acadêmico da instituição, sem a devida instrução de preenchimento; b) que
as expectativas dos discentes com deficiência em relação às ações desempenhadas pelo
Napne, quanto à inclusão e acessibilidade, não são atendidas ainda e; c) que a
permanência e conclusão com êxito do curso permanece dificultada. A discente
participante da pesquisa apresenta dificuldades relativas ao trabalho didáticopedagógico
realizado por parte de alguns professores, mas evidencia algum sucesso em
práticas adaptadas realizadas por outros docentes, de maneira aleatória, sem que
houvesse um direcionamento aos professores. Aponta ainda falhas na
informação/compreensão sobre a temática deficiência/inclusão na comunidade
acadêmica e os recursos técnicos não apropriados para atender à proposta
regulamentada para orientar o Napne. Observa-se que ainda há, por parte da jovem
2
deficiente, uma predisposição a adaptar-se à instituição e não o contrário, divergindo do
que pressupõe a política de inclusão. Ao problematizar sobre a inclusão e a atuação do
Napne, possibilita-se fomentar a conscientização da necessidade de discutir essa
temática no coletivo do IFCE, bem como a importância de desenvolver práticas que
promovam o inter-relacionamento e a inclusão, valorizando as diferenças e
minimizando as limitações.
Palavras-chave: Inclusão. Juventude. Ensino superior. Políticas públicas.

Abstract:
This paper deals with the inclusion of people with disabilities. This topic is relevant
because inclusion is a current challenge in society and has its assumptions anchored in
the paradigmatic expression "society for all" (UN, 1990), from the perspective of the
inclusive society. This study focuses on the inclusion in higher education, from the
perception that young people with disabilities have of the performance of inclusion
policy made possible by the Center of Accessibility for People with Special Educational
Needs, at the Federal Institute of Education of Ceará. It raises the following issue: how
do young people with disabilities at the Federal Institute of Education of Ceará realize
the inclusion in higher education mediated by this Center? The goal was to see the
inclusion in higher education from the performance of this Center in the perspective of
young people with disabilities enrolled at the Federal Institute of Ceará, campus of
Fortaleza. This research made it possible to understand how young people perceive
inclusion and accessibility through the actions performed by the team that makes up the
Center and other staff involved in the academic context. The study was based on a
qualitative approach, under the paradigm of the critical-phenomenological theory, that
emphasizes values, beliefs, attitudes and representations of young people (MINAYO,
2015). It was a case study, and the data collection was carried out according to the semistructured
interview, The interview was recorded, fully transcribed, textualized and
validated. The research participant was a young blind woman, enrolled in the Teacher
Training Program in Theatre. The results showed that: a) the data registered about
people with disabilities enrolled at the Federal Institute of Ceará have a lack of
credibility and accuracy, because they are the result of self-declaration, i.e. information
given by the students in the Academic System of the institution, without any filling
instruction; b) the expectations of the students with disabilities in relation to the actions
performed by the Center, regarding the inclusion and accessibility, have not been met
yet, and; c) that the permanence and successful completion of the course remain
difficult. The research participant student presented difficulties related to the didactic
and pedagogical work carried out by some teachers, but showed some success in
practices adapted by other teachers, randomly, with no guidance to teachers. She also
pointed out gaps in information / understanding on the subject disability / inclusion in
the academic community and about technical resources that are not appropriate to meet
the regulated proposal to guide the Center. It was also observed that the student was
4
available to adapt her conditions to the institution, but not the contrary, diverging from
the principles of the inclusion policy. The discussion about the inclusion and the
performance of the Center enables to increase the awareness of the need to discuss this
issue in the collective of the Federal Institute of Education of Ceará, as well as the
importance of developing practices that promote the interrelationship and inclusion,
valuing differences and minimizing limitations.
Keywords: Inclusion. Youth. Higher education. Public policies.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
MACEDO, MARCILIA MARIA SOARES BARBOSA. NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS (NAPNE): A INCLUSÃO NA PERSPECTIVA DOS JOVENS COM DEFICIÊNCIA. 2016. 115 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2016) - Universidade Estadual do Ceará, , 2016. Disponível em: Acesso em: 29 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1